A Zebra Technologies Corporation apresentou ao mercado soluções criadas para apoiar o desenvolvimento tecnológico de pequenas e médias empresas das áreas de varejo e eCommerce. O segmento foi um dos mais afetados pela pandemia e o investimento em tecnologia pode apoiá-lo não apenas na recuperação, mas também no crescimento do negócio.
"Existem três fases operacionais fundamentais para o sucesso das PMEs: gerenciamento de estoque; experiência do cliente no ponto de venda e última milha, que inclui o transporte e a entrega dos pedidos. Com a digitalização, o controle e a visibilidade da informação nestas três etapas, as PMEs não só poderão melhorar a percepção dos clientes em relação aos seus serviços, mas também fortalecer cada vez mais sua reputação", explica a Gerente de Marketing de Distribuição da Zebra Technologies para a América Latina, María Camila García.
Gerenciamento de estoque eficiente
Para esta fase, a Zebra Technologies apresenta as novas séries MC2200 e MC2700, que garantem às empresas maior controle não só do estoque, mas de todas as operações de armazém. Os dispositivos possuem design ergonômico, leitor de códigos 1D e 2D e opções de teclado e tela sensível ao toque. Também podem ser adaptados por meio de acessórios que tornam o trabalho ainda mais produtivo. Por operar tanto com rede wi-fi quanto com 3G/4G, é uma ótima opção para conectar trabalhadores. Já a carcaça robusta significa que podem ser utilizados por trabalhadores em campo.
Experiência na loja
Pós-pandemia, uma experiência sem atrito no ponto de venda depende da velocidade do atendimento e de medidas de segurança bem implantadas, como distanciamento e minimização de contatos físicos. Para isso, a Zebra oferece dentro de seu portfólio de dispositivos móveis os tablets ET50, o pequeno scanner CS60 e as impressoras de etiquetas ZQ220. As soluções garantem visibilidade para toda a operação da loja e permitem que os trabalhadores tenham informações em tempo real e na palma da mão, podendo tirar dúvidas dos clientes sobre disponibilidade e preços, por exemplo.
Sobre as soluções que possibilitam contato reduzido, García comenta: "Os tablets ET50 são ideais para oferecer uma solução de pagamento sem contato, assim como os quiosques CC600. Em se tratando de rapidez no checkout, os scanners DS2200 podem ajudar a evitar filas no caixa das PMEs, que costumam ter espaços físicos menores".
Última milha
De acordo com o Estudo Global sobre o Consumidor, da Zebra, a preferência dos consumidores, atualmente, é por fazer compras online e esperar pela entrega em casa. Isso pressiona os varejistas em relação às operações de última milha, que incluem também possíveis devoluções. Para facilitar essa jornada e o trabalho dos transportadores, a Zebra oferece às PMEs a família de computadores móveis, TC2x. Esta série de equipamentos robustos e resistes a quedas, choques, poeira ou chuva, foi pensada especialmente para trabalhos de campo. Além de contar com geolocalização, que traça os melhores percursos de entrega, também permite a comunicação entre equipes, a notificação de eventos relacionados ao pedido e o contato com clientes para reporte de status da encomenda.
"A transformação digital já é sem tamanho e as PMEs não podem ficar indiferentes a ela. Pensar que a adoção de novas tecnologias é cara e exclusiva de grandes empresas é um mito que deve ser derrubado para que as empresas brasileiras ganhem mais eficiência e sucesso", conclui García.