Inovação e tecnologia: conheça o Procurement do futuro

3

Como dizia o filósofo Heráclito de Éfeso, nada é permanente, exceto a mudança. Hoje, mais de dois mil anos após sua morte, essa frase nunca foi tão atual. A inovação está acontecendo em ritmo acelerado, impactando diversos segmentos e transformando o nosso dia a dia. E no B2B, as mudanças são significativas e fundamentais: compradores passaram a atuar de forma cada vez mais estratégica, deixando as atividades operacionais por conta da tecnologia. 

Na nova era do Procurement, a hiperconectividade é o passaporte para um cenário disruptivo, marcado por tecnologias, como cloud computing, que permite que todo o processo esteja integrado e que os dados possam ser acessados de qualquer lugar; internet das coisas, que possibilita ainda mais controle e automação de toda a cadeia de suprimentos e do processo produtivo; e soluções de analytics e inteligência artificial, que automatizam as demandas de comparação de preços e negociação com fornecedores, o que torna a tomada de decisão do comprador mais ágil e inteligente. Esses podem ser considerados os novos "superpoderes" dos compradores e gestores das cadeias de suprimentos, para que profissionais tenham maior agilidade na operação e realizem negócios com exatidão e visão estratégica. 

A inovação nesse setor está reinventando as interações entre fornecedores e compradores, promovendo benefícios para ambas as partes. Não podemos esquecer que a integração de dados também tem um papel importante, permitindo a criação de uma visão 360 graus de todo o processo, levando ao próximo nível a gestão de questões, como lead time, logística, custos e índices de risco com fornecedores. Dessa forma, o e-Procurement tornou-se fundamental para a otimização da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. 

Na era digital, os que irão sobreviver às pressões do mercado serão os mais rápidos e adaptáveis. Assim, para acompanhar todas essas mudanças tecnológicas, o comprador precisa estar constantemente atento às principais tendências. Não basta pensar apenas em cotações e pedidos ou ter bom relacionamento com o fornecedor. É preciso avaliar o cenário da empresa e do mercado, propor melhorias estratégicas para os negócios e deixar o trabalho pesado para a tecnologia.  

A sua empresa está preparada para embarcar rumo ao Procurement do futuro? 

Armando de Vilhena, diretor de engenharia e operações do Mercado Eletrônico. 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.