Ambiente atual favorece a neoindustrialização, afirma ABDI

0

A recuperação e a estabilidade do cenário macroeconômico e fiscal brasileiro, ilustradas pela melhora continuada de indicadores como inflação e taxa de juros, podem impactar positivamente o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro ainda em 2024, com o auxílio da Nova Indústria Brasil. A expectativa de retomada do segmento produtivo, este ano, encontra respaldo em projeções do PIB anunciadas esta semana e no reaquecimento do setor automotivo no primeiro bimestre de 2024.

A perspectiva converge com dados anunciados pelo Ministério da Fazenda na última quinta-feira, 21/03, que projetam o crescimento do PIB da indústria em 2,5% e do PIB de serviços, em 2,4%. "Investimento e crescimento só acontecem se a gente tiver um ambiente macroeconômico que viabilize isso: juros, câmbio e crédito. Os juros são decisivos para você ter qualquer alavancagem na indústria. E o câmbio, que hoje está em um patamar bom, favorece as exportações", analisou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli.

"Temos um cenário macroeconômico excepcional, com um governo atuando firmemente para retomar a política industrial e para neoindustrializar o Brasil, inclusive, com políticas fortes de atração de empresas e de créditos para inovação, com taxa diferenciada, e do Fundo Clima, que prioriza a transição energética", pontuou Cappelli.

O momento oportuno conta com importante volume de recursos destinado pela NIB ao segmento produtivo nacional. Na última semana, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que, dos R? 300 bilhões que integram o Plano Mais Produção, da NIB, R? 90 bilhões já foram aprovados pelo banco para a indústria brasileira desde 2023.

Previsibilidade

A depender do desempenho das montadoras no primeiro bimestre deste ano, as previsões parecem se confirmar. Segundo a Anfavea, fevereiro superou janeiro nos três principais indicadores da indústria automobilística brasileira: produção, vendas e exportações. A produção de 189,7 mil autoveículos também superou em 24,3% o volume de janeiro de 2023 e em 17,4%, o de fevereiro do ano passado.

O desempenho no bimestre acumula, assim, alta de 8,9% sobre o ano anterior. "Após as medidas anunciadas pelo poder público, que proporcionam previsibilidade às empresas, o volume de investimentos anunciados vem batendo seguidos recordes para o setor automotivo, com grande possibilidade de novos anúncios nos próximos meses", disse o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, em comunicado da Associação.

Pelo segundo mês consecutivo a Anfavea comemorou os anúncios de investimento de suas associadas, que já configuram um recorde histórico: são mais de R? 117 bilhões informados pelas montadoras até 2028, sem contar os do setor de autopeças. Os anúncios projetam o aumento da frota nacional de veículos elétricos e híbridos.

Inovação

A implementação da NIB oferece um cenário favorável não apenas para o crescimento da economia, mas também para a adesão do segmento produtivo a novas soluções. É o caso do investimento em inovação, círculo virtuoso prejudicado pela insegurança de períodos anteriores.

Segundo a Pesquisa de Inovação Semestral 2022 do IBGE (Pintec Semestral), divulgada na quarta-feira, 20/03, em parceria com a ABDI e a UFRJ, 47,9% das empresas entrevistadas encontraram obstáculos para inovar naquele ano. A instabilidade econômica do período foi apontada como o principal entrave (45,6%), seguida pelo acirramento da concorrência (43,5%) e pela capacidade limitada de recursos internos (41,3%).

Encomendas tecnológicas

Se o esperado aquecimento do mercado de inovação também trará benefícios a startups, o reforço da ABDI às ações da NIB em favor das compras públicas de inovação poderá incentivar ainda mais a produção de novas soluções tecnológicas.

Atuante por meio do Hubtec, primeiro escritório de encomendas tecnológicas do Brasil, a ABDI promove orientação e consultoria ao gestor público interessado em adquirir inovação recorrendo a tipos especiais de compras públicas que dispensam licitação. Com elas, busca-se o desenvolvimento de soluções que ainda não estão disponíveis no mercado e para as quais é necessário realizar um esforço formal de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). "É um processo importantíssimo. É a possibilidade de o Estado investir capital de risco, fundo perdido, como todos os países do mundo fazem para o desenvolvimento da indústria e, dentro das margens de erro e acerto, possibilitar o surgimento de novos produtos que essas empresas vão comprar diretamente", explica Cappelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.