Visando ganhar competitividade internacional, Brasil vai apoiar 35 projetos de pesquisa na área de IA

0

Visando acelerar a competitividade brasileira frente a novas tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) de forma a fortalecer a posição do país no cenário mundial, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anuncia a realização da segunda edição do Programa IA2 MCTI, iniciativa executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Ao contrário de sua edição anterior focada na aceleração de startups com soluções inovadoras baseadas em IA, desta vez o Programa volta sua atenção à importância de impulsionar a pesquisa e a inovação em todo o país. Assim, ao longo dos próximos 24 meses, 35 projetos de pesquisa de impacto que fazem uso de IA e realizados em 14 diferentes estados passarão por um processo de aceleração tecnológica.

Eles estão divididos em seis segmentos: Saúde, Agronegócio, Gestão Corporativa, Finanças, TI e Telecom; Energia e Sismologia, Segurança, Defesa e Logística e Transporte; e Educação. As soluções abrangem desde o desenvolvimento de produtos que reduzem a probabilidade de recidiva de câncer de mama e de pulmão até reconhecimento individual de bovinos e suínos por meio da captura de imagens com apoio de redes neurais convolucionais e IA.

"Estamos formando uma rede diversificada de talentos e conhecimentos. Este programa se destaca pela colaboração entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e startups, evidenciando uma sinergia entre a academia e o setor produtivo. A seleção dos projetos participantes foi meticulosamente realizada pelo CNPq, assegurando a qualidade e relevância das iniciativas escolhidas e representam um compromisso com a descentralização do desenvolvimento tecnológico, garantindo que diferentes partes do país possam contribuir para a inovação em IA", explica Hamilton Mendes, diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do MCTI.

Os projetos participantes do Programa IA² receberão consultoria para a construção de seu roadmap tecnológico; participarão de eventos, palestras e workshops e apresentarão suas soluções a potenciais parceiros e investidores durante o Fórum de IA, a ser realizado no Softex Experience no segundo semestre deste ano.

"Queremos não apenas fortalecer o empreendedorismo de base tecnológica, mas também promover a pesquisa e o desenvolvimento em IA e facilitar a transferência de tecnologia para o mercado, incentivando a inovação e a competitividade empresarial. Ao fortalecer a infraestrutura de pesquisa, fomentar a colaboração entre academia e indústria e promover o empreendedorismo tecnológico, o Brasil está pavimentando o caminho para se tornar um líder global em inovação baseada em IA", destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

A primeira edição do Programa I IA² MCTI foi realizada entre 2020 e 2021 d reuniu 100 startups de todas as regiões do país. O investimento pricado foi de cerca de R$ 5,6 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.