Aproximar ainda mais o CPqD dos seus clientes na área de soluções de suporte a operação de redes, de modo a atender novas necessidades decorrentes, principalmente, da evolução da tecnologia – como vem ocorrendo nos setores de telecomunicações e energia elétrica. Esse é o foco principal do engenheiro Edvaldo Paro, que acaba de assumir a Diretoria de Sistemas de Suporte a Operações do CPqD.
"As soluções do CPqD nessa área são líderes de mercado no Brasil, onde são utilizadas por grandes operadoras de telecomunicações, como a Telefônica e a Oi", diz Paro. "Além disso, nossos sistemas de suporte a operações vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional, estando presentes atualmente na Colômbia, Chile, México, Estados Unidos e Uruguai", acrescenta.
O CPqD atua nessa área desde 1995 e, além de sistemas para operadoras de telecom, também oferece soluções para o setor elétrico e para prefeituras, entre outros. Para os próximos anos, Paro aposta no crescimento do mercado de soluções desse tipo, principalmente, para os segmentos de telecom e energia elétrica. "O setor de telecomunicações, por exemplo, vem passando por um processo de transformação, com a implantação de redes ópticas e de redes sem fio destinadas a atender à demanda dos usuários por alta velocidade. E essa modernização das redes exige sistemas de gestão mais eficientes e adequados às novas tecnologias", explica o diretor do CPqD. "Já no caso do setor elétrico, as redes inteligentes (smart grids) também vão exigir soluções ajustadas a essa tecnologia".
Formado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, Edvaldo Paro trabalha no CPqD desde 1982, onde entrou como estagiário. Passou por várias áreas do Centro e, antes de ocupar o novo posto, foi diretor da unidade de Soluções em Billing.
- Edvaldo Paro