Anvisa monitora online as condições dos cruzeiros marítimos

0

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) implantou um sistema de gestão de risco desenvolvido pela Módulo, chamado de Sagarna, para disponibilizar aos interessados informações sobre cerca de 50 vistorias já realizadas pelos agentes da entidade.

Os fiscais verificam itens como água das piscinas e hidromassagens, limpeza de cabines e ambientes, gerenciamento de lixo, sistema de tratamento de esgoto e controle de vetores/animais peçonhentos, entre outros. Cada item inspecionado recebe uma pontuação de risco sanitário que varia de 1 a 5. Esses dados alimentam um sistema de gestão de riscos  Sagarana, que. gera índices de conformidade e riscos. Os índices consideram a porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação e o nível de segurança sanitária apresentado pelo navio, que pode variar de 0 (navios com maior índice de segurança possível) a 5000 (navio com menor índice de segurança possível). Com base nas conclusões de cada vistoria, são levantadas a probabilidade, a relevância e a severidade para cada risco encontrado, de modo que possam ser indicadas as medidas necessárias para correção.

O mesmo sistema já foi utilizado em outras operações da Anvisa, como quando o mundo esteve diante dos perigos da Gripe Suína, em 2009, o mesmo sistema foi aplicado nos aeroportos do Brasil. Com o sucesso da operação, a Anvisa passou a adotar o projeto de maneira contínua.

De acordo com Eduardo Nery, rerente de Projetos da Módulo, com o avanço da tecnologia utilizada nas inspeções, a população brasileira sai ganhando. “O grande diferencial deste projeto é o monitoramento online e a disponibilização dos dados dos cruzeiros para os cidadãos, garantindo que os turistas tenham uma viagem mais tranquila e com menos riscos de danos à saúde”, afirma, explicando que o software adotado para fazer essa Gestão, o Módulo Risk Manager, lista as medidas prioritárias, de modo que as situações mais críticas sejam resolvidas primeiramente.

Na temporada 2011/2012 a expectativa é de que cerca de 895 mil turistas tenham atracado no litoral do país desde outubro, conforme levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). A última temporada, de 2010/2011 terminou com recorde de movimentação e impactos totais na marca de R$ 1,4 bilhão, conforme aponta estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado configura o Brasil como o 5º maior mercado de cruzeiros marítimos do mundo.

O resultados das inspeções da Anvisa nos cruzeiros da temporada brasileira estão disponíveis no link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cruzeiros/infonavios.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.