A consultoria brasileira ABS, especialista em produtividade, inaugura sua filial em Lisboa, Portugal, nesta sexta-feira (26/5). Seu trabalho consiste em tornar as empresas mais competitivas, identificando onde é possível ganhar mais com os mesmos recursos.
A ABS já vem atuando na Europa há seis anos, e informa que a decisão de abrir escritório em Portugal é uma resposta à alta demanda tanto naquele país quanto na vizinha Espanha.
No Brasil, a ABS Consultoria tem 27 anos e mais de 700 projetos implantados em grandes grupos, como Companhia Vale do Rio Doce, Gerdau, Alcan, IBM, Rhodia, Alcoa e Coca-Cola.
Segundo a revista Domingo, de Portugal, a competitividade de seu país é uma das mais baixas da Europa. Seus trabalhadores desperdiçam 42 dias por ano. No ranking mundial, liderado pelos Estados Unidos, com 100% de produtividade, Portugal aparece com uma taxa de apenas 52%. A Alemanha conta com 97% e a Espanha, com 73%.
A ABS começou a atuar no exterior há seis anos, reestruturando o modelo de gestão comercial dos escritórios da Companhia Vale do Rio Doce na Bélgica, Estados Unidos, Japão e China.
Em 2003, iniciou um programa para melhorar a performance de vendas de peças nas concessionárias Fiat de Portugal. No final daquele ano, foi contratada pela Portucel, onde otimizou a utilização dos equipamentos da Fábrica de Pasta Setúbal e reduziu os custos de manutenção em 14%.