O investimento em anúncios online nos Estados Unidos obteve um crescimento recorde de 35% em 2006 na comparação com o ano anterior, movimentando US$ 16,9 bilhões, de acordo com uma pesquisa feita pelo Interactive Advertising Bureau (IAB).
O órgão, que determina as regras para a publicação de anúncios na internet naquele país, diz que foi o quarto ano consecutivo de crescimento. Para que se ter uma idéia dessa expansão, o IAB diz que somente no quarto trimestre, os gastos com mídia na web representaram US$ 4,8 bilhões.
Segundo o estudo, os sites de buscas foram os que ficaram com a maior fatia de publicidade, os quais tiveram um salto de 32%, faturando US$ 6,79 bilhões. Ao todo esses sites abocanharam 40% de todos os anúncios online.
Banners em sites registraram aumento de 26%, ficando com US$ 5,37 bilhões (32% do mercado) e os pequenos anúncios tiveram o maior aumento percentual, 43%, com US$ 3,05 bilhões (17% do share). As campanhas feitas através de e-mails aumentaram 35%, devido ao baixo custo desse tipo de publicidade, e movimentaram US$ 338 milhões.
O levantamento foi feito pelo IAB em parceria com a consultoria PriceWaterhouseCoopers.