A Cisco desistiu definitivamente do plano de entrar na disputa do mercado de tablets com um aparelho próprio. Anunciado em 2010 e apresentado ao mercado em maio do ano passado, o Cius, tablet com sistema operacional Android, do Google, foi desenvolvido para o uso de aplicações corporativas que exigem mobilidade em ambiente seguro. A estratégia, no entanto, não deu certo.
O passo atrás é atribuído principalmente ao fenômeno conhecido pela sigla BYOD (bring your own device, ou traga seu próprio dispositivo), que é o incentivo das companhias para que os funcionários utilizaem seus aparelhos pessoais – smartphones e tablets – no trabalho.
Em uma publicação no blog da Cisco, o vice presidente sênior do grupo de telepresença, OJ Winge, cita levantamento feito pela companhia com seus clientes. A pesquisa detectou que 95% das empresas permitem o BYOD, enquanto 36% não apenas dão carta verde como incentivam o uso ao fornecer todo suporte necessário. Assim, produtos voltados ao consumidor final, como o iPad e o Galaxy, tomam conta dos ambientes empresariais com aplicações desenvolvidas para uso profissional.
“Baseada nessa transição de mercado, a Cisco não investirá mais no Cius, e não haverá novos aprimoramentos para o ecossistema do Cius atual”, esclarece Winge. Ele reforça que, conforme avaliações, o produto estará disponível em edições limitadas para clientes específicos.