Sócrates e o nascimento das soluções em Tecnologia

0

A jornada de hoje começa em um tempo bastante remoto e um lugar distante: a Grécia Antiga, onde iremos conhecer um pouco das ideias de um filósofo intrigante e desafiador: Sócrates. Com as ferramentas da filosofia socrática, vamos olhar para os nossos desafios na hora de fazer negócios e criar soluções na atualidade. Relaxe um pouco, afrouxe os cintos e boa viagem! 

Um arquipélago de filósofos e ideias

Prepare-se para uma breve e empolgante viagem no espaço e no tempo. Vamos voltar ao ano aproximado de 470 A.C, para um dos mais famosos locais da Grécia Antiga, a cidade-estado de Atenas, considerada um dos berços da civilização e da cultura ocidental. Lá encontraremos Sócrates, um dos pais da moderna filosofia, debatendo sobre as mais diversas questões éticas e existenciais: "De onde viemos?", "Como devemos fazer para bem viver?", "O que é ética e justiça?". São questões complexas e interessantes, mas que, infelizmente, terão que ser discutidas em outra oportunidade. Voltando à nossa jornada, o objetivo agora é entender o método que Sócrates utilizava para construir e fortalecer suas ideias e hipóteses. Então vamos lá!

A máxima de Sócrates – "Só sei, que nada sei", muitas vezes é interpretada de maneira extremamente simplista, o que leva a erros. Sócrates não queria dizer que não possuía conhecimento nenhum. Ao contrário, por meio dessa máxima, ele professava que a humildade é a única forma pela qual se pode buscar o conhecimento. Ou seja, a partir do momento em que ideias são vistas como absolutas e incontestáveis, passamos a nos distanciar do caminho que leva para a verdade, muitas vezes cegados pelo orgulho.

Ok, mas o que é o tal do método socrático então? Pois bem, o método é extremamente simples e poderoso ao mesmo tempo: consiste em partir de uma ideia ou hipótese e fazer perguntas até se chegar a algum absurdo. Desta forma, é possível invalidar uma hipótese ou perceber onde estão suas fraquezas, para reforçá-la e ressubemetê-la ao processo. Este simples método, quando aplicado com sinceridade, nos permite refletir profundamente e de forma quase infinita sobre a mais variada gama de ideias e conhecimentos. Mas use-o com cautela…

Bem, Sócrates não foi muito cauteloso, estava preocupado em buscar a verdade e não em agradar pessoas. Por aí já dá para entender porque despertou a ira de vários conterrâneos, resultando no processo que culminou na sua condenação à morte por envenenamento. Homens matam homens, mas o conhecimento prevalece, tanto que as ideias de Sócrates chegaram até nossos dias, apesar dele não ter deixado nenhum registro escrito próprio. Se quiser saber um pouco mais sobre a interessante história desse grego, dê uma olhada neste link.   

A busca pela fonte da INOVAÇÃO

Hoje vivemos em um tempo bastante diferente. Mudaram as roupas, os hábitos, a cultura, a política, enfim, tudo mudou na nossa sociedade e na forma como vivemos. Ao longo destes mais de 2000 anos que nos separam de Sócrates e sua Grécia Antiga, a humanidade desenvolveu um ferramental cada vez mais sofisticado para suportar a execução de suas mais simples atividades. Palavras complicadas para dizer que evoluímos bastante em termos de tecnologia. No entanto, apesar de toda evolução, ainda temos problemas e pontos onde enxergamos oportunidades de implementar melhorias nas tecnologias, processos e ferramentas do nosso dia a dia.

Voltando ao assunto principal, creio que podemos dividir essa evolução da seguinte forma: geração, desenvolvimento e otimização de ferramentas e conhecimentos. Em primeiro lugar, o homem começou a questionar-se sobre tudo o que via no mundo. E seguiu fazendo as descobertas que fundaram e expandiram as ciências. Depois, impulsionado por uma economia com necessidades e possibilidades diferentes, viu-se criando e melhorando seus meios de produção com velocidade surpreendente. Um bom exemplo disso são a primeira e a segunda Revolução Industrial (clique aqui saber mais sobre o assunto). Hoje vivemos a terceira etapa, onde já elevamos nossos conhecimentos a um nível bastante satisfatório e temos uma gama enorme de ferramentas a nossa disposição. Ou seja, o maior desafio hoje não é fazer a ciência dar um salto ou desenvolver a nova máquina a vapor, mas só para manter a analogia, descobrir como usar os saberes das ciências para melhor usufruir dessa máquina.

Opa! E isto tem cara de algo que já conhecemos bem e ouvimos falar cada vez mais…INOVAÇÃO! Não é à toa que a palavra inovação é ouvida com cada vez mais frequência. Inovar é também criar conceitos e coisas completamente disruptivas, mas isso é muito mais exceção do que regra. A inovação mais provável que vemos no dia a dia e pode ser praticada em maior escala, é aquela que cria novas formas a partir do que já existe. A tecnologia é um bom exemplo disso. Podemos encontrar nos vários recursos tecnológicos, processos antigos revistados. E-mails versus cartas e memorandos. GPS versus bússola e astrolábio. Fotografia digital versus fotografia de filme. Não faltam exemplos de processos que já existiam, mas reinventados criativamente a partir de novos conhecimentos, tornaram-se tecnologias novíssimas e verdadeiras minas de ouro.

Para finalizar esse ponto, estamos no pico de uma nova revolução tecnológica, a Revolução da Informação. Similar às outras revoluções industriais que a humanidade assistiu, vemos tecnologias mudando de forma drástica o modo como produzimos, transportamos, consumimos e etc. Mas com uma diferença: nas outras revoluções, a informação era usada como insumo para melhorar os meios de produção, ao passo que os meios de produção melhoravam os processos na ponta. Agora é diferente. A informação atua sobre si mesma e sobre os processos, melhorando-os diretamente e com uma velocidade e escala bem maior. Olhe para as fábricas automatizadas, os processos de logística e transporte calculados em tempo real, casamento de curva de demanda/produção com enorme precisão e etc. 

Mas o que Sócrates faria hoje?

Bem, no começo prometi que as coisas iriam convergir, por isso entrego para vocês agora a minha conclusão. O caminho que nossos ancestrais e nós percorremos até chegar ao nível de desenvolvimento e conhecimento que temos hoje, foi extraordinário e extremamente difícil. Isso, por um lado, nos torna muito fortes e preparados, mas, por outro, pode levar ao reforço de paradigmas, fazer com que ideias sejam cada vez mais difíceis de serem questionadas. Tendemos a respeitar a imutabilidade dos conceitos mais do que deveríamos, fazendo as coisas "no automático". Lembram-se do grego? Deixamos de questionar as nossas ideias para fortalecê-las.

Como temos processos, conceitos e teorias cada vez mais complexos, formados pela soma de várias outras partes menores, quando precisamos detectar um problema ou ponto de melhoria, a tarefa nos parece impossível. E assim podemos viver na eterna busca pela lendária inovação, mas temos pouquíssima ideia de onde e como procurá-la. Ou então, podemos usar o método de Sócrates com um viés diferente: questionar, descendo a fundo nas situações que criam problemas ou geram necessidades, de modo a descobrir o que podemos mudar, fazer diferente e melhorar.

Depois, basta procurar o melhor método para gerar aquela mudança, aplicá-lo e voilá, temos uma solução inovadora para um problema comum. Aliás, o artigo "A inovação tem um método?", fala sobre o design thinking: um método prático e extremamente divertido para catalisar o surgimento de ideias e soluções inovadoras para problemas de qualquer nível de complexidade. Claro que escrever é bem mais simples do que fazer, diriam alguns. Mas ainda assim, não tira o brilho da ideia. Bom, para resumir, gerar inovação é: ter disciplina para adquirir conhecimentos, coragem para fazer perguntas e atitude para implementar mudanças. Você concorda? Discorda? Tem sugestões ou gostaria de dividir alguma história sua? Escreva aqui nos comentários!

Alexandre Kulpel, executivo de Negócios da UNEAR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.