Reclamações na Anatel recuam 19,9% em abril; Oi lidera queda com 30% menos queixas, em média

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As reclamações contra os serviços de telecomunicações nos canais de atendimento da Anatel recuaram 19,9% em abril de 2017, na comparação com igual mês do ano anterior. Ao todo, foram registradas 258,8 mil queixas.  Segundo a agência, todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução: a telefonia móvel, com 125,6 mil reclamações (recuo de 14,1%), a telefonia fixa, com 54,9 mil (31,8%), a banda larga fixa, com 39,7 mil (21,4%), e a TV por Assinatura, com 37,1 mil (15,5%).

Reclamações sobre cobranças indevidas lideraram em abril de 2017 o total das queixas recebidas pela agência reguladora nos serviços de TV por Assinatura (46.47%), telefonia fixa (39,76%) e telefonia móvel pós-paga (53,79%). Na banda larga fixa a liderança ficou com as reclamações sobre qualidade do serviço (46,22%) e na telefonia móvel pré-paga foi relativa a créditos (49,52%).

Em segundo lugar no total das reclamações ficou a qualidade do serviço na TV por Assinatura (11,79%) e telefonia fixa (22,48%). E reclamações relativas às ofertas, como promoções e bônus, na telefonia móvel, pós-paga (9,43%) e pré-paga (14,31%). Na banda larga fixa, cobrança ocupou o segundo lugar (22,39%).

Cancelamento foi a terceira modalidade mais reclamada no mês de abril na TV por Assinatura (9,82%), telefonia fixa (6,95%) e telefonia móvel pós-paga (8,99%). Na banda larga o terceiro maior volume de reclamações foi relativo à instalação ou ativação (10,84%) e na telefonia móvel pré-paga foi qualidade (12,34%).

Prestadoras

Com exceção da TIM, que com 42,3 mil de reclamações em abril de 2017 apresentou aumento de 12,9% nos últimos 12 meses, todas as outras prestadoras na telefonia móvel registraram queda: Nextel, com 8,5 mil (20,5% de recuo), Oi, com 15,9 mil (33,5%), Claro, com 25,5 mil (19,3%), e Vivo, com 33,1 mil (21,8%).

Na telefonia fixa, todos os grupos acompanhados pela agência apresentaram redução em abril de 2017 quando comparado com abril de 2016: Oi, com 30,3 mil reclamações (38,5%), Vivo, com 16,4 mil (23,9%) e NET/Claro, com 6,8 mil (18,7%).

Na TV por Assinatura, todas as prestadoras registraram redução: Net/Claro, com 17,4 mil reclamações (3,8%), Sky, com 13,4 mil (24,6%), Oi, com 3,5 mil (31,7%), e Vivo, com 2,6 mil (3,4%).

Na banda larga fixa, unicamente a Net apresentou elevação nas reclamações em abril de 2017 quando comparado com abril do ano passado, com 6,6 mil (aumento de 12,8%). Oi registrou 18,1 mil reclamações (recuo de 33,5%) e Vivo 11,3 mil (queda de 18,9%).

De janeiro a abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o Brasil registrou uma redução de 16,1% nas reclamações dos serviços de telecomunicações. De janeiro a abril de 2017 foram registradas 1.180,5 mil de queixas contra 1.407,7 mil de janeiro a abril de 2016.

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