O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, o PreviniI, apostou em um projeto de renovação da infraestrutura do parque de servidores para ganhar qualidade no processamento de dados. Implementado pela SPE Data, parceira de negócios IBM para a região, o projeto reduzirá significativamente o consumo de energia, além de melhorar a performance do sistema.
A necessidade do instituto era implementar uma solução confiável e gerenciável por meio de ferramentas de monitoramento, que entregasse segurança e redundância no armazenamento dos dados. Além disso, o Instituto buscava uma tecnologia para dar suporte ao crescimento de suas operações e ao iminente aumento no volume de procedimentos que estava para acontecer – em razão da adoção de uma nova ferramenta de gestão pública desenvolvida especificamente para órgãos de Regime Próprio de Previdência Social.
Estima-se que, além de reduzir em pelo menos 30% o consumo de energia elétrica do parque, com a nova solução o cliente otimize o uso do espaço físico e ganhe mais performance, qualidade e segurança no processamento de dados. No longo prazo, espera-se melhora de 200% na performance do sistema, um salto de agilidade nas operações. “Nossa preocupação sempre é equipar o Previni com infraestrutura adequada para realizar atividades com rapidez e eficiência”, comenta Willians Corrêa, gerente da divisão de informática do Instituto. “Ter o que há de mais avançado em tecnologia para o setor nos permite atender aos nossos assistidos com mais agilidade e eficiência”, destaca.
O projeto envolveu a aquisição de dois servidores System x3650, um System x3200 exclusivo para o backup, um sistema de armazenamento DS3500 e uma unidade de fita modelo TS3100 – para ser usada como Autoloader de backup. Além disso, foi criado um ambiente de servidores virtuais com o software VMware vSphere, que permitirá o crescimento da infraestrutura com baixo custo de investimento.
“Esse projeto teve o apoio incondicional de toda a diretoria do instituto, que acreditou no expressivo retorno que o investimento trará aos servidores aposentados e pensionistas do município de Nova Iguaçu”, complementa Corrêa.