Um terço (30%) dos internautas brasileiros já se rendeu ao serviço de m-commerce (compra móvel via celular ou tablet) e 20% deles o utilizam para mobile banking, seguido por serviços de mobile shopping (15%) e serviços de mobile wallet (7%).
No continente latino americano, onde se observa penetração acelerada de smartphones, a maior parte (74%) dos consumidores que nunca usou m-commerce tem interesse em utilizá-lo no futuro. A falta de confiança nos serviços e de conhecimento sobre o assunto, entretanto, ainda brecam a adesão mais acelerada do serviço em toda a região.
Essas conclusões são do ConsumerLab, unidade da Ericsson que estuda o comportamento do usuário. De acordo com os pesquisadores, uma combinação de fatores torna propício o crescimento do comércio virtual móvel na região, com destaque para a alta penetração da telefonia móvel e a baixa porcentagem de consumidores com conta bancária em países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, os que constam do relatório.
André Gildin, diretor de inteligência de mercado da Ericsson para América Latina e Caribe, destaca que a expansão do m-commerce não beneficia apenas quem tem conta bancaria. "Pagamentos, compras e transferências de dinheiro podem ser feitas online e não há necessidade de transportar grandes somas ou ficar em filas de bancos", diz.
O estudo aponta que a maior parte da população da América Latina (61%) não possui conta bancária e, na região, quase metade dos trabalhadores possui empregos informais e utiliza o dinheiro em espécie como método mais frequente de pagamento.
Os pesquisadores destacam que a América Latina é um mercado consumidor em expansão. Eles observam que os cinco países estudados atingiram crescimento médio anual do PIB de 3,5% em 2012. Na região, o número de pessoas pertencentes às classes média e alta quase dobrou entre 1995 e 2010.
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