Um terço dos internautas brasileiros aderiu ao m-commerce, diz Ericsson

0

Um terço (30%) dos internautas brasileiros já se rendeu ao serviço de m-commerce (compra móvel via celular ou tablet) e 20% deles o utilizam para mobile banking, seguido por serviços de mobile shopping (15%) e serviços de mobile wallet (7%).

No continente latino americano, onde se observa penetração acelerada de smartphones, a maior parte (74%) dos consumidores que nunca usou m-commerce tem interesse em utilizá-lo no futuro. A falta de confiança nos serviços e de conhecimento sobre o assunto, entretanto, ainda brecam a adesão mais acelerada do serviço em toda a região.

Essas conclusões são do ConsumerLab, unidade da Ericsson que estuda o comportamento do usuário. De acordo com os pesquisadores, uma combinação de fatores torna propício o crescimento do comércio virtual móvel na região, com destaque para a alta penetração da telefonia móvel e a baixa porcentagem de consumidores com conta bancária em países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, os que constam do relatório.

André Gildin, diretor de inteligência de mercado da Ericsson para América Latina e Caribe, destaca que a expansão do m-commerce não beneficia apenas quem tem conta bancaria. "Pagamentos, compras e transferências de dinheiro podem ser feitas online e não há necessidade de transportar grandes somas ou ficar em filas de bancos", diz.

O estudo aponta que a maior parte da população da América Latina (61%) não possui conta bancária e, na região, quase metade dos trabalhadores possui empregos informais e utiliza o dinheiro em espécie como método mais frequente de pagamento.

Os pesquisadores destacam que a América Latina é um mercado consumidor em expansão. Eles observam que os cinco países estudados atingiram crescimento médio anual do PIB de 3,5% em 2012. Na região, o número de pessoas pertencentes às classes média e alta quase dobrou entre 1995 e 2010.

Image courtesy of suphakit73 at FreeDigitalPhotos.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.