O serviço de mensagens curtas(SMS, na sigla em inglês) continuará a manter a liderança como gerador de receita mais elevada entre todas categorias de sistemas de mensagens, com receita estimada de US$ 177 bilhões em 2013, segundo um relatório da ABI Research. Mas, segundo a consultoria, as diferenças regionais é que irão determinar o sucesso das mensagens curtas por meio de websites e a incorporação das mensagens móveis dentro de redes sociais.
"Para ser bem-sucedidas com esses serviços, as empresas que fornecem produtos e serviços móveis devem entender o tipo de cliente para a distribuição regional, preferências de pagamento, métodos de entrega da mensagem e o perfil uso", diz Dan Shey, principal analista da ABI Research.
Por exemplo, regiões desenvolvidas da América do Norte e da Europa utilizam principalmente o envio de mensagens do computador para o dispositivo móvel, enquanto na Ásia-Pacífico os consumidores assinam a maioria dos serviços de alerta SMS e os latino-americanos são os maiores usuários do SMS móvel, mas preferem pagar por cada mensagem enviada.
Para Shey, este é um ótimo momento para os fabricantes menores de aparelhos e de plataformas para mensagens desenvolverem novos produtos e serviços, individualmente ou em parceria, para atender as necessidades de uma região ou país.