Marisol adota soluções SAP para manter crescimento

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Atuando na indústria têxtil e de calçados desde 1964, a Marisol decidiu recentemente reposicionar a sua atuação no mercado brasileiro. Redesenhou a marca que leva o seu nome e relançou a marca Pakalolo. Além disso, reforçou a presença das grifes infantis Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre. Com o novo posicionamento, a Marisol passou a registrar contínuos e expressivos crescimentos em seus negócios. Tanto é que, caso não fossem renovadas, as soluções de Tecnologia da Informação por trás de suas operações se transformariam em um empecilho para que a empresa continuasse crescendo.
Diante desse cenário, a Marisol decidiu substituir os sistemas de desenvolvimento próprio, pouco flexíveis, mesmo depois de diversas atualizações, e com dificuldades de integração entre eles, por uma solução SAP específica para a indústria de vestuário e calçados. A empresa adquiriu o SAP ERP Apparel and Footwear (AFS), SAP Product Lifecycle Management (PLM), para gestão do ciclo de vida dos aplicativos, e ferramentas de Business Intelligence (BusinessObjects).
Em parceria com a Clientis-S3G do Brasil, a Marisol deu início em outubro de 2010 o projeto de implementação das soluções SAP. "As novas soluções têm por objetivo suportar a estratégia de crescimento da Marisol, com foco na Gestão Corporativa e melhores práticas de mercado", afirma o gerente de TI da Marisol, Gelásio Schlup. "Precisamos contar com uma plataforma robusta, facilmente escalável e capaz de gerar informações confiáveis e em tempo real para basear tomadas de decisões estratégicas", completa Schlup.
O projeto tem duração prevista de 15 meses. "É uma indústria que gera um volume de dados muito maior que as demais, com produtos e ciclo de vida muito mais rápidos e maior quantidade de detalhes para cada item", destaca o diretor regional da Clientis S3G para a América Latina, Klaus Schramm. Cerca de 20 consultores serão envolvidos neste projeto até janeiro de 2012, quando os sistemas entram em operação. "Haverá etapas com menos profissionais e outras com mais consultores envolvidos", explica Schramm. Além disso, a Marisol alocou representantes de todas as suas áreas de negócios para trabalhar em parceria com os consultores
Os principais desafios do projeto ficam por conta da mudança cultural e do treinamento de mais de 800 usuários das soluções. A expectativa da companhia é que, a partir de 2012 ela passe a ter uma radiografia completa de todos os processos produtivos, que poderão ser acompanhados diariamente por relatórios analíticos gerados por meio dessa solução, minimizando o tempo gasto na tomada de decisões.

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