A Sercomtel, empresa telefônica com mais de 43 anos de atuação na região do norte do Estado do Paraná, acaba de renovar sua estrutura de TI adotando tecnologia Oracle.
Com a aquisição de três servidores Oracle Sun T5240, a modernização de ambiente ocorreu para atender ao crescimento da empresa, que tem ampliado sua atuação para outras localidades. "As máquinas vieram para atender o crescimento da empresa, que tem intenção de atuar em todo o Estado do Paraná", diz Roberto Yukio Nishimura, gestor de Tecnologia da Informação da Sercomtel.
A empresa também aproveitou para atualizar seu sistema operacional, o Solaris, e também seu banco de dados, migrando para as versões do Oracle 10g e 11g, visando utilizar o conceito de máquinas virtuais da Sun, também chamado de Oracle Virtual Container.
Este ambiente de máquinas virtuais da Sun e mais o banco de dados Oracle atualizados permitiu uma melhor utilização dos recursos dos novos servidores, que passaram a funcionar de acordo com a demanda do processamento. A combinação de Solaris e banco de dados Oracle foi adotada após um grande estudo, com benchmarks, testes e provas de conceito, que apontaram o banco de dados Oracle e o Solaris como as melhores alternativas para a companhia. Com isso, ocorreu finalmente a consolidação dos antigos servidores SUN da linha V para uma plataforma de tamanho adequado. O maior benefício foi ter com a adoção da última versão do Solaris a possibilidade de virtualização das máquinas.
Detalhes como aumentar ou diminuir memória, dar ou retirar processamento, foram alcançados com o ambiente de virtualização permitido pelo Solaris. Os três servidores V880, dois V440 e um V240 foram transferidos e atualizados para três equipamentos Oracle Sun T5240, ligados a storages de alta disponibilidade, de modo que o balanceamento da carga de trabalho possa ser feito com tranquilidade. Desta maneira, caso um deles pare o outro assume imediatamente a carga do que parou, ou seja, a empresa agora tem um ambiente de alta disponibilidade que não existia até três anos atrás. Nesta nova estrutura, rodam o CRM, desenvolvido internamente pela Sercomtel, o billing, os sistemas de provisionamento de engenharia e o sistema de controle de ordem de serviços, bem como bilhetes de defeito, trâmite operacional de clientes e solução de mediação de centrais telefônicas.
Os novos equipamentos Oracle Sun T5240 permitiram montar um ambiente de núcleo crítico, constituído pelos serviços que estão à disposição dos usuários internos, mas que atendem de forma on-line e direta ao cliente externo, garantindo funcionamento constante. A nova estrutura garante agilidade de processamento e, por consequência, melhor tempo de resposta, assim como implementação mais ágil e inovadora de novos planos, serviços e ofertas aos clientes.
"Hoje em dia uma companhia telefônica não é mais uma empresa somente de engenharia como antigamente, hoje ela é uma empresa de serviços, e estes serviços podem ser traduzidos em sistemas de TI apoiando a telecomunicação. Devido à nova estrutura, hoje a Sercomtel tem pacotes e serviços que não deixam à desejar às operadores de grande porte", conclui Nishimura.
- Refresh