Sercomtel atualiza parque tecnológico

0

A Sercomtel, empresa telefônica com mais de 43 anos de atuação na região do norte do Estado do Paraná, acaba de renovar sua estrutura de TI adotando tecnologia Oracle.
Com a aquisição de três servidores Oracle Sun T5240, a modernização de ambiente ocorreu para atender ao crescimento da empresa, que tem ampliado sua atuação para outras localidades. "As máquinas vieram para atender o crescimento da empresa, que tem intenção de atuar em todo o Estado do Paraná", diz Roberto Yukio Nishimura, gestor de Tecnologia da Informação da Sercomtel.
A empresa também aproveitou para atualizar seu sistema operacional, o Solaris, e também seu banco de dados, migrando para as versões do Oracle 10g e 11g, visando utilizar o conceito de máquinas virtuais da Sun, também chamado de Oracle Virtual Container.
Este ambiente de máquinas virtuais da Sun e mais o banco de dados Oracle atualizados permitiu uma melhor utilização dos recursos dos novos servidores, que passaram a funcionar de acordo com a demanda do processamento. A combinação de Solaris e banco de dados Oracle foi adotada após um grande estudo, com benchmarks, testes e provas de conceito, que apontaram o banco de dados Oracle e o Solaris como as melhores alternativas para a companhia. Com isso, ocorreu finalmente a consolidação dos antigos servidores SUN da linha V para uma plataforma de tamanho adequado. O maior benefício foi ter com a adoção da última versão do Solaris a possibilidade de virtualização das máquinas.
Detalhes como aumentar ou diminuir memória, dar ou retirar processamento, foram alcançados com o ambiente de virtualização permitido pelo Solaris. Os três servidores V880, dois V440 e um V240 foram transferidos e atualizados para três equipamentos Oracle Sun T5240, ligados a storages de alta disponibilidade, de modo que o balanceamento da carga de trabalho possa ser feito com tranquilidade. Desta maneira, caso um deles pare o outro assume imediatamente a carga do que parou, ou seja, a empresa agora tem um ambiente de alta disponibilidade que não existia até três anos atrás. Nesta nova estrutura, rodam o CRM, desenvolvido internamente pela Sercomtel, o billing, os sistemas de provisionamento de engenharia e o sistema de controle de ordem de serviços, bem como bilhetes de defeito, trâmite operacional de clientes e solução de mediação de centrais telefônicas.
Os novos equipamentos Oracle Sun T5240 permitiram montar um ambiente de núcleo crítico, constituído pelos serviços que estão à disposição dos usuários internos, mas que atendem de forma on-line e direta ao cliente externo, garantindo funcionamento constante. A nova estrutura garante agilidade de processamento e, por consequência, melhor tempo de resposta, assim como implementação mais ágil e inovadora de novos planos, serviços e ofertas aos clientes.
"Hoje em dia uma companhia telefônica não é mais uma empresa somente de engenharia como antigamente, hoje ela é uma empresa de serviços, e estes serviços podem ser traduzidos em sistemas de TI apoiando a telecomunicação. Devido à nova estrutura, hoje a Sercomtel tem pacotes e serviços que não deixam à desejar às operadores de grande porte", conclui Nishimura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.