Verizon vence concorrênca e compra ativos de internet do Yahoo por US$ 4,8 bilhões

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A Verizon Communications Inc. concordou em pagar US$ 4,8 bilhões para comprar o Yahoo, colocando fim a um prolongado processo de leilão para a aquisição do portal de internet. A informação, divulgada neste domingo, 24, pelo The Wall Street Journal e a Bloomberg, foi confirmada nesta segunda-feira, 25.

O preço, que inclui o negócio de internet do Yahoo e alguns imóveis, é uma oferta bem abaixo do previsto pela empresa do Vale do Silício, que já foi valorizada pelo mercado em mais de US$ 125 bilhões no auge do boom das chamadas pontocom.

Mesmo com a  aquisição, a empresa ainda manterá suas ações do site de comércio eletrônico chinês Alibaba e as ações do Yahoo Japão, que, segundo analistas, tem valor aproximado de US$ 40 bilhões.

Para Verizon, sediada em Nova York, o negócio simplesmente soma-se ao negócio de mídia digital e publicidade que está ela está tentando construir. O negócio é esperado para ser anunciado nesta segunda-feira. O preço foi antecipado pela Bloomberg News.

Quando a concorrência começou em abril, a Verizon foi a favorita com o plano de incorporar o Yahoo em seu negócio de mídia digital, que inclui também a AOL adquirida no ano passado por US$ 4,4 bilhões.

Estavam na concorrência, além da Verizon os fundos Bain Capital, Vista Equity Partners, TPG e Advent International, bem como um grupo liderado pelo fundador do Quicken Loans, Dan Gilbert. A AT & T juntou-se ao processo de concorrência mais tarde, mas não foi visto como um candidato sério. Em junho, a Verizon tinha apresentado uma oferta de US$ 3 bilhões, mas que não incluíam os imóveis do Yahoo. A

A Verizon está construindo um portfólio de conteúdo on-line com objetivo de monetizar o negócio através de publicidade, como sites como Huffington Post e TechCrunch, que adquiriu dentro do acordo de compra do AOL no ano passado. Além disso, tem seu próprio app de vídeo móvel, chamada go90.

Ao adquirir o Yahoo pretende ainda trazer mais milhões de visitas aos sites como o Yahoo Finance, esportes e notícias, para concorrer no segmento de publicidade digital com Facebook e Google.

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