Os três serviços gerenciados de TI e telecomunicações que devem registrar o maior expansão nos próximos anos no Brasil serão, pela ordem, os de segurança, dados móveis e gestão de armazenamento, de acordo com estudo apresentado pela consultoria ASM durante o 3º Seminário de Serviços Gerenciados de TI e Telecom, promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME, e organizado pela Converge Comunicações.
O levantamento aponta que 50% das empresas entrevistadas afirmaram que irão investir em serviços de gestão de segurança nos próximos anos, parcela que foi de 48% no que diz respeito aos aportes em serviços de gestão de dados móveis e de 41% em relação aos serviços gerenciados de storage.
Outros serviços que devem ter forte cescimento no mercado local são os de gestão de voz sobre IP (VoIP), de PCs, dispositivos móveis e de hospedagem de servidores.
Atualmente, os cinco serviços gerenciados mais utilizados pelas empresas no Brasil são os de dados móveis, seguido pelos de software como serviço (SaaS), suporte telefônico, help desk, e-mail e colaboração, segundo a ASM.
O relatório da consultoria também mostra é que a maioria das empresas estão satisfeitas com os atuais fornecedores de serviços gerenciados de TI e telecom. Apesar isso, o estudo constatou que apenas 35% das empresas têm processos formais de gestão de nível de serviço (SLA). "Isto é importante na hora de contratar serviços gerenciados. O índice de satisfação é muito superior dentre as empresas que têm processos formais de gestão de SLA", afirmou André Rossini, gerente da ASM.
- Gerenciamento