Especialistas debatem como criar uma empresa data driven

1

O terceiro painel da primeira edição do Data Management Fórum, transmitido on line nesta terça-feira, 25, discutiu quais as inciativas que as empresas devem observar para serem orientada por dados e se tornarem uma empresa data driven.

Participaram da live Alessandra Carrasco, coordenadora de Projetos e Parcerias Estratégicas da Roche Químicos e Farmacêuticos; Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS; Ana Paula Thesing, CMO e Negócios internacionais na BIMachine e Alexandre Mariano Alves, head de Advanced Analytics da BRQ Digital Solutions.

Para  Alessandra Carrasco, da Roche, no caso particular de sua empresa a estruturação se baseou nos pilares da estrutura de uma empresa movida a dados: na garantia  de dados precisos e de qualidade por meio de padronização e testes, no  rastreamento da jornada do cliente de ponta a ponta para otimizar sua experiência e na ação com base em insights holísticos em tempo real para impulsionar o engajamento e a receita. "Formamos uma equipe multidisciplinar que nos garantisse um entendimento de todas as áreas e suas reais demandas e necessidades", afirmou.

Segundo Ana Thesing, da BIMachine, ao analisar o conceito e empresa data driven no qual a tomada decisões está centrada nos dados é necessário voltar-se para o cerne do conceito. "Data driven não se centra somente na capacidade de processamento da empresa, mas também em um de seus ângulos: os gestores (as pessoas), o feeling desse gestor em relação aos negócios e como utilizar os dados para tomar decisões", lembra.

"Na maioria das empresas os dados estão espalhados por várias áreas da organização e para que a mudança ocorra o analytics, as pessoas e os processos devem se integrar e interagir. Este processo de mudança é cultural, onde os atores passam a pensar empregando design thinking, AI, Machine Learning etc para remodelar a forma tradicional da companhia. ", disse Alexandre Alves da BRQ, "Como integradores somos formadores de opinião também e devemos fomentar a parceria da TI como meio e não como fim em si mesma. Hoje o CDO é uma figura que tem o business em mente e um grande aliado dos CIO's".

Como argumentaram os especialistas, as pessoas, processos e tecnologia formam a tríade para as empresas data driven e os squads são os operadores desse processo. "Os squads multidisciplinares conseguem entregar ao final do sprint um dado íntegro e refinado, útil para os negócios devido a heterogeneidade dos perfis que trabalham conjuntamente. Mas além da diversidade de áreas trabalhando nos dados, outro grande pilar é a sua democratização, um dos princípios das boas práticas na gestão da informação", acrescentou Luiz Malere da SAS.

"Entretanto este time ideal é formado ao longo da jornada de empresa", argumenta Alessandra Carrasco, "Ao se seguir a metodologia ágil, este time deverá estar aberto para aprender e reaprender e disposto a fazer ajustes rápidos para implementar as estratégias sugeridas."

Conforme pontuou Ana Thesing em empresas de menores, o desenvolvimento ocorre de forma departamental e horizontalmente o que encurta o processo de sprint, mas garante a agilidade necessária para o deployment.

"É importante que os clientes tenham esta percepção de que podem ser tão ágeis quanto uma empresa menor, mas também a percepção e poder mudar e reconstruir, corrigir o cursos e mostrar que há sempre um ganho financeiro no final do processo, seja em grandes empresas sejam em empresas menores", garante Alexandre  Alves.

Como principais recomendações Luiz Malere, observa que o mapeamento da jornada do cliente, integração de aplicativos mobile amigáveis, um DevOps cuja estrutura possibilita agilidade e um atendimento Omnichannel, além da instituição e uma cultura topdown no conhecimento da TI e dos negócios podem trazer insights mais significativos para modelos cada vez mais consistentes de negócios baseados em dados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.