Avaya quer dobrar carteira de clientes de serviços gerenciados

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Com a chegada dos ambientes convergentes, a necessidade de disponibilidade da tecnologia é muito mais intensa e, com isso, o gerenciamento de serviços se torna uma solução importante para as empresas que buscam maximizar o uso dos recursos de TI e incrementar os resultados.

"Quando você tem o gerenciamento de serviços, a disponibilizarão dos recursos é realizada de forma mais qualitativa e simples", enfatizou Luiz Ruiz, diretor de serviços da Avaya Brasil, durante o 1º Seminário de Serviços Gerenciados de TI e Telecom, realizado nesta quinta-feira, 25, pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.

O executivo frisa que para conseguir oferecer um serviço de gerenciado de qualidade, a principal necessidade é conhecer profundamente os negócios do cliente e entender como são seus procedimentos. "Se você souber como seu cliente pensa, fica mais fácil adequar a infra-estrutura dele para potencializar seus resultados. Para isso, é necessário conhecer profundamente o cliente para oferecer soluções completas e de valor", comentou Ruiz, ressaltando que a gerência de mudanças é fundamental. "Isso porque 80% dos incidentes se devem a mudanças", completou.

Ruiz avalia que os níveis básicos de soluções de TI, como a oferta de infra-estrutura e de serviços já se tornou commodities e que já não são suficientes para gerar valor ao cliente. Por esse motivo, a oferta do gerenciamento de serviços, voltado para monitoramento e correlação das informações, em relação às aplicações críticas do cliente, buscando a melhor estratégia para os negócios dele é uma solução com grande mercado em potencial. Além disso, ele aponta que o importante é ter um gerenciamento uniforme, gerenciando todos os aplicativos da empresa, dos processos à comunicação.

"Assim, a partir deste 'status quo' da rede do cliente eu passo a discutir e planejar com ele os próximos passos da operação. O modelo de gerenciamento de serviços possibilita a gestão eficiente da infra-estrutura por meio do controle dos processos, gerando diminuição dos riscos de interrupção dos serviços, crescimento da segurança e eliminação de tarefas redundantes", afirmou Ruiz.

A Avaya acredita que esse mercado tende a se tornar mais forte no ano que vem, apesar da existência de algumas barreiras. A empresa, que dentro dos seu 20 maiores clientes já oferece gerenciamento de serviços para oito deles, visa elevar esse número para 15 até o fim de 2009. Atualmente, a empresa está em teste com três empresas, com boas perspectivas de negócios.

"Esperamos fechar esse contratos até o fim do ano", diz Ruiz, acrescentando que empresa também está em processo de testes com outras duas empresas que atuam na América Latina. "Considerando a América Latina, nossa expectativa é dobrar o número de clientes que utilizam nossas soluções de serviços gerenciados", finalizou.

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