Os gastos globais dos consumidores com tecnologia e conteúdo de mídia digital deverão crescer 11,9%%, para US$ 1 trilhão em 2013, crescimento que se equipara aos 12% registrados em 2012 (para US$ 860 bilhões naquele ano.)
O crescimento irá se manter a uma taxa anual de 10,8% nos próximos cinco anos, atingindo um gasto total de US$ 1,44 trilhão até 2017.
Os Estados Unidos se mantêm como maior mercado de mídia digital do mundo, mas será superado pela China em 2017.
Os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) registram as taxas mais rápidas de crescimento, liderados em velocidade pela Rússia, seguida de Brasil.
Os números são da PQ Mídia, com base no seu Global Consumer Spending on Digital Media Content & Technology Forecast 2013-17. O estudo integra uma série de relatórios divulgados este ano pela empresa de pesquisa, após rastrear tendências de mídia e publicidade no ambiente digital.
Na análise dos pesquisadores, a expansão este ano ocorre na esteira da adoção generalizada de smartphones, do acesso crescente à internet em banda larga, da expansão da classe média em mercados emergentes como Brasil, Índia e China, e do consumo em larga escala de mídia rica (rich media) por consumidores das gerações X e Y em mercados maduros.
Segundo a PQ Midia, enquanto os gastos do consumidor em mídia digital aumentaram a uma taxa anual de 14,5% no período de 2007 a 2012, as despesas com mídia tradicional cresceram apenas 1,4% por ano.
Os dados do relatório apontam que os gastos totais em assinaturas para conexões de dados sem fio e em banda larga superaram os US$ 100 bilhões em 2012, enquanto outros quatro segmentos de mídia digital – jogos digitais; aplicativos e microtransações; jogos multiplayer online; e tablets, laptops e notebooks – superaram US$ 50 bilhões.
Entre os destaques, o estudo revela que, nos EUA, os gastos do consumidor com conteúdo de mídia digital e tecnologia aumentaram 7,1%, para US$ 158,8 bilhões em 2012. O país mantém a posição de maior mercado de mídia digital do mundo e é um dos três que ultrapassaram US$ 100 bilhões em gastos de mídia digital. Os outros dois são China e Japão.
Os chamados BRICs (Brasil, Rússia Índia e China) tiveram o mais rápido crescimento no período de 2007-12, gerando ganhos de mais de 16% em 2012. Foram liderados pela Rússia (18,2 %), seguida por Brasil, Índia e China. Em 2017, a China deverá superar os EUA como maior mercado do mundo.
O consumidor médio nos mercados mais tech-savvy (com população mais familiarizada com uso de tecnologia) gastaram mais de US$ 800 per capita em mídia digital em 2012. À frente neste quesito, está a Coreia do Sul (US$ 965,54 per capita), Japão e Austrália. Esses três países também são os líderes do mundo no uso de mídia digital.
Os gastos com mídia digital ultrapassaram 50% do total de gastos com mídia e tecnologia em 10 dos 15 maiores países do mundo em 2012, com a Coreia do Sul à frente (84,2 % de participação ), seguida por China e Rússia.
O gasto per capita em mídia digital no mundo atingirá US$ 259,48 em 2017, um aumento de quase US$ 100 sobre os US$ 161,8 per capita de 2012.
Image courtesy of twobee at FreeDigitalPhotos.net