BAT Brasil insere o pequeno varejista no mercado digital

0

A transformação digital deixou, há tempos, de ser apenas mais uma visão de futuro no planejamento estratégico das empresas. Em um mundo hiperconectado, proporcionar aos consumidores uma compra rápida, simples e fácil é questão de sobrevivência. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a pandemia de Covid-19, que obrigou o fechamento de lojas físicas, acelerou o processo de transformação digital das empresas no Brasil em cerca de 4 anos.

Essa celeridade não atingiu apenas o varejo. Indústria e distribuidores passaram a investir mais em plataformas digitais de venda. Um estudo da Grand View Research prevê que o mercado global de e-commerce B2B tenha um crescimento anual de 19,7% até 2030.

É nesse cenário que a BAT Brasil, líder no mercado nacional de cigarros, tem se destacado com seu processo de transformação digital. Com foco em pequenos varejistas, que compõem 95% de sua carteira de clientes, a companhia lançou uma nova plataforma de e-commerce para atender mais de 145 mil pontos de venda: o Conecta BAT. Em execução há cerca de um ano, seu foco é trazer a melhor experiência para os clientes, independente do seu tamanho e estrutura.

Agilidade na solução de problemas

Para que a sua jornada de transformação digital tivesse êxito, a BAT Brasil apostou na criação de um ambiente "phygital", em que soluções físicas e digitais se fundem e os mais de mil vendedores da companhia passam a ter um papel de verdadeiros consultores.

"O foco da nossa transformação digital nunca foi só a redução de custos, como é de se esperar quando se investe em tecnologia. Nosso objetivo é melhorar a experiência do cliente, principalmente do dono de um mercadinho ou de um pequeno boteco. Atendê-los de forma ágil e simples gera fidelização e, claro, aumento das vendas", explica Leandro Torturella, Head de Digital Marketing da BAT Brasil.

Isso só foi possível porque a equipe foi a campo entender qual era a realidade dos negócios de seus clientes e como poderiam entregar a melhor experiência no ambiente virtual. Nesse processo, a BAT Brasil identificou que a adaptação para utilização do site foi extremamente fácil para boa parte dos varejistas. Porém, em especial para os menores, situados em regiões periféricas, houve certa dificuldade, algo que, rapidamente, se transformou em solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.