A Qualcomm apresentou nesta terça-feira, 26, durante evento Automotive Redefined sua visão ampla para avançar sua plataforma Snapdragon na indústria automotiva. Ela delineou uma nova arquitetura definida por software chamada E / E (eletrônica / elétrica) que visa colocar suas plataformas em tudo, desde a cabine de comando até a direção autônoma, sensores e infraestrutura de carregamento elétrico.
À medida que os automóveis se tornam mais conectados por meio da tecnologia C-V2X habilitada para 5G, a Qualcomm acaba vendo os carros como a "plataforma de mobilidade definitiva".
A Qualcomm informou que está estendendo sua parceria com a General Motors e planeja integrar o Alexa da Amazon em sua plataforma de cockpit dos veículos com a personalização aravés do Alexa Automotive Software Development Kit.
"O cockpit digital se tornou sinônimo da necessidade cada vez maior das montadoras de criar uma experiência única, diferenciada e de marca para seus clientes", disse Nakul Duggal, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade automotiva da Qualcomm.
Com essa arquitetura, a Qualcomm deseja usar o Snapdragon para atuar em tudo, desde serviços de tráfego até telemática, direção autônoma, entretenimento do banco traseiro e cabine do piloto. Todos esses sistemas seriam conectados à nuvem e hiperscales como Amazon, Google e Microsoft.
A Qualcomm avalia que já possui mais de 150 milhões de veículos com sua tecnologia incorporada.