A BlackBerry está conduzindo um projeto piloto ambicioso na Indonésia para transferência bancária de dinheiro por meio do serviço de mensagens instantâneas BlackBerry Messenger (BBM), oferecido por meio de sua plataforma móvel. Se for bem-sucedido, o projeto será estendido para outras regiões, especialmente os mercados emergentes.
O piloto só foi possível por meio da parceria com o banco local PermataBank, o que indica que a fabricante deve buscar alianças no setor financeiro para garantir a segurança das transações e levar o serviço a outras regiões. A estratégia, cujo ponto forte é a segurança, visa diferenciar o serviço de comunicadores concorrentes, como o iMessage, que equipa o iPhone, da Apple, e o Whatsapp, software disponível para diversos sistemas operacionais.
O projeto está operando sob o nome de BBM Money, inicialmente com as versões 5, 6 e 7 do sistema operacional da BlackBerry. Em breve, ele irá operar com o BB10 lançado recentemente. “Esta iniciativa é uma resposta à crescente necessidade de consumidores de serviços bancários convenientes e fáceis, usando smartphones. Ela está alinhada a nossa visão de sermos pioneiros na entrega de soluções financeiras inovadoras e também reflete o apoio do Banco Central da Indonésia ao conceito de uma sociedade com menos dinheiro em papel circulando”, informou o presidente do PermataBank, em comunicado.