Zentyal aposta em canais de vendas para expandir atuação no Brasil

0

Com uma estratégia diametralmente oposta a da maioria das multinacionais que decidiram abrir filiais no Brasil para disputar o mercado, a Zentyal, desenvolvedora espanhola de soluções de TICs de código aberto para pequenas e médias empresas, acredita que o estabelecimeto de parcerias de negócios será suficiente para reforçar a presença no país. Desse modo, a companhia não tem planos de oferecer suporte local próprio, que exigiria a abertura de um escritório.

“Até o momento, a presença local não se fez necessária, mas é uma questão de desenvolvimento de negócios e nossa primeira presença na América Latina ajuda a termos uma visão mais ampla da região. Se o volume de negócios justificar, contrataremos uma equipe local”, declarou o diretor de operações da empresa, Javi Vásquez, em visita ao Brasil. A Zentyal certifica seus parceiros online e oferece suporte em inglês e espanhol para as diferentes regiões em que atua, sendo que os clientes são totalmente atendidos por canais. Não há suporte em português.

Com crescimento superior a 50% no faturamento em 2012, a companhia, que não revela cifras, espera triplicá-lo neste ano através de canais. Cerca de 35% do que a Zentyal fatura é por meio da venda por parceiros, e a meta é elevar esse percentual para 90% no próximo ano e ter faturamento 100% baseado em canais até 2015. Atualmente, a empresa possui acordo com 51 canais de vendas em todo o mundo e pretender chegar a 195 em dezembro, sendo 90 apenas na América Latina.

A estratégia da companhia se baseia em três fases. A primeira é a elevação no número de parceiros com foco na Espanha, Portugal, Brasil, Chile e México. A segunda consiste em potencializar o mercado da Europa e a terceira, o mercado dos Estados Unidos. “Adotamos o modelo de canal, pois acreditamos que o parceiro saiba direcionar melhor o produto aos clientes locais. Nossos parceiros são definidos de acordo com o comprometimento e desenvolvimento de projetos”, destaca o diretor de vendas de canal Ibéria e América Latina, José Ramón Padron.

No Brasil, o primeiro acordo com um parceiro foi firmado em 2010. No ano passado, dois novos contratos foram assinados.

Criada em 2008, a Zentyal alavancou suas operações após uma rodada de investimentos de US$ 1 milhão da Open Ocean, investidora em startups europeias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.