Totvs cria núcleos de desenvolvimento de software específicos por região

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A Totvs avançou um pouco mais na estratégia de segmentação do seu portfólio de ofertas para o mercado corporativo, iniciada em 2009, quando da adoção do modelo de licenciamento Full.

Após a consolidação de suas marcas e padronização nas ofertas, materiais de venda, comunicação e portal, a companhia decidiu segmentar também os seus centros de desenvolvimento de produtos, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A justificativa para adoção dessa medida é que a Totvs sentia a necessidade de criar percepções distintas no mercado em cada um dos dez segmentos que atende: agroindústria, manufatura, distribuição e logística, varejo, financial services, construção e projetos, jurídico, educacional, saúde e serviços.

“Já tínhamos consolidado as marcas, a comunicação e os materiais de vendas. Faltava dar um passo a mais. Afinal, em uma empresa de software todo o conhecimento nasce no processo de desenvolvimento do produto. Nada mais natural do que criarmos pólos de desenvolvimento também segmentados, onde todos os profissionais falassem a mesma linguagem, com foco em um mercado específico”, explica Gilsinei Hansen, vice-presidente de segmentos da Totvs.

A divisão dos núcleos por segmentos de atuação seguiu a vocação de desenvolvimento de cada região e o lastro que já possuíam. No novo modelo, Belo Horizonte ficou com o pólo de construção e projetos e o educacional. Em Porto Alegre são desenvolvidos os softwares para a área de saúde.

Já as soluções voltadas para o mercado de manufatura são criadas em Joinville, que também desenvolve uma parte dos softwares de distribuição e logística, junto com São Paulo.

Na capital paulista, também são desenvolvidos os sistemas focados em financial services, cabendo ao interior o desenvolvimento de softwares para a Agroindústria. As soluções para o setor financeiro e bancário são desenvolvidos nos centros do Rio de Janeiro e Porto Alegre.

De acordo com Hansen, para cada segmento existe uma unidade de inteligência de negócios que, entre outras atividades, é responsável pela elaboração da estratégia de atuação, estruturação de novas ofertas, relacionamento com associações representativas setoriais, identificação de parcerias, compartilhamento de informações e temas relevantes para o setor.

O objetivo é oferecer, cada vez mais, softwares especializados para o mercado em que o cliente atua, respeitando as particularidades e a regulamentação de cada segmento.

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