Ceitec põe o país na lista dos países com microeletrônica avançada, diz ministro

0

O Design Center do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre, será inaugurado nesta sexta-feira, 27, quando também será empossado na presidência da estatal o engenheiro Eduard Weichselbaumer. Instalado na nova sede do Ceitec, o Design Center atuará no desenvolvimento dos chips da empresa. "Hoje, são 45 os engenheiros trabalhando, mas até o fim do ano pretendemos ter 120 pessoas no setor. Nossos chips serão produzidos em nossa própria fábrica, ou com tecnologia ainda mais avançada de 90 nanômetros (nm) e 65nm, em fábricas de parceiros", afirma Weichselbaumer. Ele informa ainda que a empresa focará em três nichos do mercado mundial de semicondutores: RFID, wirelles communication e digital multimídia.
O Ceitec foi criada pelo Decreto 6.638/2008, é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e já recebeu do governo federal mais de mais R$ 270 milhões em investimentos. Suas principais atividades são a produção e comercialização de semicondutores e sistemas de circuitos integrados, a transferência de tecnologias adquiridas ou desenvolvidas, a prestação de consultoria e assistência técnica e a elaboração de testes de lotes de circuitos integrados.
"Pela primeira vez, o Brasil terá uma fábrica de microeletrônica (chip). Isso tudo só foi possível porque investimos na formação de engenheiros de programa. No final do ano teremos o primeiro chip nacional, diz o ministro Sergio Rezende, acrescentando que o Ceitec vai colocar país na lista dos países com microeletrônica avançada. Ele informa ainda que o prédio da fábrica da Ceitec deve ser inaugurado até o fim do ano.
Mesmo ainda não operando plenamente, a empresa lançou, em setembro de 2008, o primeiro chip nacional para rastreabilidade bovina. É o primeiro dispositivo de uma linha completa de produtos de rastreabilidade animal chamados de ATD (Animal Tracking Device) que serão fabricados na unidade e que contemplarão, posteriormente, as cadeias de suínos e aves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.