Câmara de Comércio dos EUA estabelece regras para privacidade online

0

A Câmara de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira, 26, documento no qual estabelece regras definitivas sobre o controle de dados de usuários por empresas de tecnologia, sobre as quais as investigações do órgão irão se fundamentar.

O relatório é uma atualização da versão preliminar, lançada em dezembro de 2010, e está fundamentado em cinco princípios – a política de “não me siga” (ou seja, exibir a opção ao usuário de impedir o rastreamento de dados), mobilidade, abertura de dados, grandes provedores de plataformas (de operadoras de internet até mesmo redes sociais) e, por fim, na promoção de códigos autorregulatórios do mercado.

O documento tem como alvo grandes empresas e cita inclusive os pedidos de esclarecimentos feitos ao Facebook e ao Google como umas das conquistas do órgão desde o estabelecimento da primeira versão das regras. “Nesses casos, as resoluções obrigam as companhias a obter aprovação dos usuários antes de mudar certas práticas, além da adoção de programas de auditoria nos próximos 20 anos. Elas irão proteger mais de 1 bilhão de usuários do Google e do Facebook em todo o mundo”, defende a FTC.

Dentre as regras, um dos destaques é o anúncio de criação de um programa próprio de privacidade para dispositivos móveis, em andamento no órgão; o apoio a uma legislação direcionada a abertura de dados; e a programação de diversos workshops para discussão de tópicos específicos de cada segmento, como aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis.

A FTC também liberou parte da coleta de dados pessoais para auxiliar nas pesquisas de marketing, sendo que frisa, logo nas primeiras páginas, que o documento não se aplica a organizações que coletam dados de menos de 5 mil consumidores por ano e não os compartilham com terceiros. A íntegra está disponível no site da FTC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.