O app de pagamentos RecargaPay anuncia o início da migração do processo tradicional de validação do cartão de crédito para um sistema baseado no open finance. A medida deve tornar mais ágil e segura a confirmação dos dados sobre o método de pagamento informado pelo usuário. A expectativa da empresa é que, com o novo processo, a taxa de validação de cartões de crédito na plataforma aumente.
O open finance, lançado em fevereiro de 2021, acumula 42 milhões de consentimentos ativos de clientes para compartilhamento de dados, de acordo com números divulgados pelo Banco Central (BC).
O novo protocolo também é uma alternativa ao 3DS, que, por envolver três domínios durante o processo de validação do cartão de crédito (adquirente, emissora e interoperabilidade), é mais suscetível a interrupções antes da finalização da análise. Como a validação tradicional também depende da participação do usuário, a previsão é de que a aplicação do open finance aumente a taxa de aprovação dos métodos de pagamento apresentados, pois o processo será completamente automático.
Além de facilitar a validação do cartão, outra facilidade proporcionada pelo novo sistema diz respeito ao aprimoramento da oferta de crédito. Consentindo com o compartilhamento de dados, o cliente pode se tornar elegível a mais um produto oferecido pelo app: o microcrédito. O serviço era oferecido com base no histórico do solicitante no app, entretanto, com a coleta das informações sendo feita diretamente da base das instituições indicadas pelo cliente, o processo se torna mais prático e ágil. Será possível, ainda, agilizar o processo de onboarding de novos usuários do RecargaPay.