A Apple deve anunciar durante a sua conferência mundial para desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês), que acontece no próximo dia 2 de junho, em São Francisco, na Califórnia, a entrada no segmento de dispositivos para a automação de casas, as chamadas smart homes. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a empresa deve lançar um software que permitirá aos usuários controlarem a iluminação e o sistema de segurança de seus lares, entre outras aplicações, a partir de seus iPhones.
O sistema a ser revelado possibilitaria que outras empresas fabriquem produtos para residências — lâmpadas, sistemas de segurança, termostatos — tendo em vista a possibilidade de seu controle por iPhones, com algumas restrições de privacidade e a exigência de certos padrões de qualidade.
O interesse por sistemas para casas inteligentes tem aumentado nos últimos tempos. Em janeiro passado, a Google comprou a Nest Labs por US$ 2,8 bilhões, empresa fabricante de termostatos inteligentes fundada por dois ex-funcionários da Apple, Tony Fadell e Matt Rogers.
A Apple também já registrou patentes voltadas para este segmento. No entanto, se o anúncio for confirmado em sua conferência, este pode ser considerada o seu primeiro grande passo concreto em direção ao mercado dos lares inteligentes.