A RobinFood, empresa de restaurantes na nuvem da América Latina, acaba de finalizar sua mais recente rodada de investimentos no valor de US$ 32 milhões, liderada pela Blue Like an Orange Sustainable Capital, Palm Drive Capital e Minerva Capital. Além delas, a rodada contou com a participação de Bethia, Semillero Partners e MGM Energia.
Graças à sua proposta inovadora e crescimento notável, a RobinFood é referência no mercado desde a sua fundação, atraindo investimentos de fundos como ALLVP do México, Seaya da Espanha, Endeavor Catalyst e 14W dos EUA.
No Brasil, a companhia vem apresentando resultados expressivos, o faturamento da RobinFood dobrou em 2021, crescendo 40 vezes em comparação ao ano anterior e chegando a um total de 12 cozinhas. Com três marcas no país, o Muy, São Pizza e Pecado Natural, a previsão é de lançar outras duas ainda neste ano. Em maio, inauguram sua primeira loja física, assim como a marca Rio.
"Temos orgulho de cada uma das nossas conquistas. Compartilhamos com nossos investidores a crença de que a tecnologia é o caminho certo para revolucionar a indústria de restaurantes e desenvolver processos sustentáveis essenciais para o mundo de hoje", explica José Guillermo Calderón, CEO da RobinFood.
O anúncio chega em um momento de crescimento importante da companhia na América Latina. Além de tecnologia disruptiva e projetos inovadores de sustentabilidade, a RobinFood tem impacto significativo nos seus países de atuação.
"Com esta nova rodada será possível fortalecer nossa presença na Colômbia e alcançar a liderança de mercado no México e no Brasil por meio do lançamento de dez novas marcas. A expectativa é alcançar a marca de US$ 100 milhões de receita anual recorrente (ARR) até o final de 2022 e mais de 1.000 localizações de marcas. Atualmente, estamos presentes em 29 cidades e devemos chegar a 100 até o final de 2022", conclui Calderón.
Um novo impulso para o modelo de franquias de restaurante digital da RobinFood Partners
A rodada de investimentos também será um catalisador para que a empresa chegue a cada vez mais cidades intermediárias por meio do programa 'RobinFood Partners'. Graças à iniciativa, a presença da companhia na Colômbia dobrou em apenas oito meses, chegando a 21 cidades. No caso do México, são quatro cidades e um ritmo de expansão acelerado. No Brasil, está previsto lançar o programa ainda este ano. Até o momento, são mais de cem Partners na região, possibilitando aos donos de pequenos restaurantes o acesso a rendimentos adicionais. A expectativa é chegar a 500 até o final do ano.
Inovação e tecnologia
A RobinFood é uma empresa que atua sob um ecossistema tecnológico completo, com mais de 130 engenheiros dedicados a gerar uma melhor experiência do usuário e otimizar processos dentro e fora da cadeia produtiva e logística. Tudo isso com o compromisso de gerar o menor impacto possível ao meio ambiente.
Graças ao uso de inteligência artificial (IA) e de sua tecnologia revolucionária, totalmente desenvolvida na região, a RobinFood prepara refeições seguindo um modelo sofisticado que permite prever a demanda e reduzir o desperdício de alimentos. Em 2021, a economia de alimentos foi superior a 650 toneladas.
Em 2021, a RobinFood tornou-se o primeiro membro latino-americano do Cool Food Pledge, uma iniciativa do World Resources Institute (WRI) que ajuda organizações a reduzirem o impacto ambiental de suas operações globalmente.
Além disso, a RobinFood promove a equidade de gênero dentro da companhia, incentivando a participação efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades. Atualmente, a companhia emprega mais de 160 mães e 48,7% dos colaboradores na operação são mulheres. Com o encerramento da rodada, Jocelyn Cortez Young, sócia-diretora e fundadora do Minerva Capital Group, passa a integrar o Conselho de Administração.