O grupo Caixa Seguros deve iniciar em breve um projeto de governança de TI para a implementação de práticas de gerenciamento e de controle para o desenvolvimento de sistemas. O projeto contará com o apoio da Unisys, que sugeriu a solução após um serviço de consultoria que detectou necessidade de aperfeiçoamento na área de sistemas da informação, para que esta pudesse atender com maior agilidade e eficiência às demandas do grupo.
O projeto consiste na implementação de práticas de gerenciamento e de controle para o desenvolvimento de sistemas, com métricas (indicadores de avaliação) e níveis de serviços. A solução se baseia no gerenciamento de processos do PMI (Project Management Institute), instituição reconhecida internacionalmente pelas metodologias de gerenciamento de projetos. O objetivo é ajudar a área de TI a atender de maneira mais ágil as quatro empresas do grupo.
"Com a consultoria da Unisys, estabelecemos a meta de aumentar o controle e a eficiência de nossas operações. Esperamos também reduzir a quantidade de tarefas a serem executadas durante o desenvolvimento de sistema (backlog), de requerimentos e melhorar a resposta para nossos clientes internos, com maior rapidez na entrega dos projetos", afirma o diretor de informática da Caixa Seguros, Fernand Jacinto. "Com a padronização dos processos, também queremos alinhar a área de TI às metas da companhia."
De acordo com o diretor de atendimento a seguradoras da Unisys Brasil, Tibor Sotkovszki, isso será possível porque a governança de TI estabelece práticas de controle e gerência que permitem alinhar a tecnologia da informação aos objetivos de negócios.