A tendência mundial de buscar soluções que levem em conta a sustentabilidade nos negócios, como economia de energia, redução de espaço físico, maior vida útil dos equipamentos, foi condição básica do projeto do mini PC Iclient Evolution, lançado oficialmente pela Brazil Market nesta terça-feira, 26, na Autocom, evento de automação comercial que acontece em São Paulo.
Segundo a empresa, o mini PC economiza até 85% de energia na comparação com um desktop, é construído em um gabinete de alumínio reutilizável, não tem ventiladores ou coolers, pois usa uma placa de dissipação de calor, e trabalha com fonte de alimentação comum. Hoje essa placa é importada, mas a empresa está entrando com projeto de fabricação local para se beneficiar do Processo Produtivo Básico (PPB) e assim reduzir o preço ao usuário final.
Segundo o diretor da empresa, Wilson Campos, esta é a segunda geração do produto que já vendeu mais de 20 mil unidades, já que ele tem uma vida útil que ultrapassa sete anos. "Como o mini PC tem uma única placa-mãe, o usuário pode fazer um upgrade trocando toda a placa. Nós recompramos a placa usada em boas condições para montar um mini PC, que tem destinação posterior para entidades sociais ou descarte como lixo tecnológico."
Campods explica ainda que o mini PC foi homologado por dois fornecedores de automação bancária, pois pode ser inserido dentro do cofre de equipamentos de cash dispenser dando mais segurança nas transações. Ele suporta a maioria dos sistemas operacionais disponíveis no mercado. Como tem apenas 17 centímetros de altura, pode ser acomodado atrás da maioria dos monitores disponíveis no mercado, economizando espaço na mesa do usuário.