Crise ressalta a urgência pela criação da identidade digital dos brasileiros

0

Em meio à pandemia de COVID-19, os brasileiros estão cada vez mais contando com a tecnologia para resolver questões do dia a dia. Situações como bancos com horários reduzidos e o fechamento do comércio provocaram o aumento das transações digitais. No setor público, o uso de um aplicativo para garantir os pedidos de auxílio emergencial do governo federal ressalta a urgência por uma sociedade conectada.

Neste momento estamos descobrindo e usando a inovação para simplificar processos que demandavam deslocamentos e horas ou até dias de dedicação e espera. Em um clique, o comportamento do consumidor mudou e, finalmente, a vida dele está se tornando menos burocrática. Em meio a um cenário de incertezas e fragilidade, temos uma notícia positiva: sairemos da crise com mais brasileiros identificados digitalmente. Por mais que pareça algo de outro mundo, essa já é uma realidade na Estônia desde os anos 1990, por exemplo.

A Acesso Digital foi criada para simplificar a relação das pessoas com as empresas por meio da identidade digital. A demanda por nossas soluções de admissão digital, assinatura eletrônica e reconhecimento facial está crescendo em áreas como aviação, varejo, logística e e-commerce e iniciando em outras que ainda não atuávamos, como na saúde e na telemedicina.

Não podemos esquecer do porquê de nossa presença: garantir a proteção dos dados. Por isso, entendemos que também é o momento de a tecnologia contribuir para que a distribuição de renda seja feita de forma rápida, segura e para as pessoas certas. Nos unimos à CUFA (Central Única das Favelas) no movimento Mães da Favela, doando a tecnologia de reconhecimento facial para o cadastramento de mais de 50 mil mulheres em todo o Brasil, que estão recebendo um auxílio mensal de R$ 120 em um momento tão importante.

No caso do auxílio do governo federal, o noticiário tem mostrado como algumas pessoas estão se aproveitando da situação para cometer fraudes. Enquanto assalariados conseguem receber o benefício, ainda que não tenham direito, quem realmente deveria recebê-lo precisa provar sua existência diante da falta de digitalização e unificação de cadastros.

Com a tecnologia, detectar fraudes é algo simples. No setor privado, por exemplo, é possível identificar transações suspeitas em pedidos de concessão de crédito. Dados da Acesso Digital mostram uma alta de 166% nas tentativas de fraude nos cinco primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Coibir ações que lesam os cofres públicos também é viável.

Os desafios estão dos dois lados. Enquanto a sociedade está cada vez mais digital, as empresas e os governos que não passaram pela mesma transformação estão correndo contra o tempo em busca de soluções rápidas para atender a demanda e buscando manter sua própria sobrevivência. Estamos a todo o vapor para que essa revolução possa chegar a todos os brasileiros.

Diego Martins, CEO e fundador da Acesso Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.