Um aplicativo analítico que aproveita o grande volume de informações divulgadas por consumidores em seus perfis no Facebook — incluindo dados demográficos, interesses pessoais, atividades e preferências — foi apresentado pela MicroStrategy em evento da marca realizado em Amsterdã (Holanda).
Denominado Wisdom Professional, o programa oferece às empresas informações demográficas, interesses e gráfico social de mais de 12 milhões de usuários da maior rede social do mundo. Segundo a empresa, eles disponibilizam os dados voluntariamente.
"O MicroStrategy Wisdom Professional possibilita que empresas e profissionais que trabalham com marketing, pesquisa, desenvolvimento de produtos ou vendas aprendam sobre os seus consumidores que estão no Facebook e descubram também detalhes relacionados com os seus concorrentes", diz Sanju Bansal, COO da MicroStrategy.
Desta forma, segundo ele, é possível ofertar produtos e serviços mais personalizados, integrar-se com clientes e ganhar vantagem competitiva.
Entre os recursos do lançamento, constam análises demográficas e psicográficas, visualização, em mapa, da localização geográfica e quantidade, por localidade, dos fãs da empresa e dos concorrentes.
As empresas também poderão identificar as preferências de seus clientes em relação a marcas e outros itens; fazer comparações entre marcas, perfis demográficos e psicográficos de seus fãs e realizar pesquisa de audiência, entre outras funções.
O programa também integra fontes de dados de terceiros. Consegue, por exemplo deduzir estimativa de renda e preencher campos com ausência de dados. O aplicativo inclui rankings diversos, relacionados com posição financeira de segmentos populacionais, rede de influência pessoal e popularidade na rede.
Disponível por meio de assinatura anual, o aplicativo pode ser testado gratuitamente por um mês.