Nova solução para centros cirúrgicos usa tecnologia de videogame

0

O Fórum Saúde Digital, principal encontro para discussões sobre tecnologias da informação e comunicações (TICs) no setor de saúde, que acontece no dia 22 de agosto, em São Paulo, apresentará uma nova tecnologia desenvolvida para centros cirúrgicos. Trata-se do aplicativo “Intera – Centro Cirúrgico”, desenvolvido pelo departamento de TI do Hospital Evangélico de Londrina (HE). Cezar Martinelli, gerente de TI da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL) fará a apresentação desta nova tecnologia que  utiliza o Kinect para que os médicos consultem imagens radiológicas em centros cirúrgicos.

O Kinect é um sensor de movimentos muito usado nos jogos eletrônicos, com o qual é possível utilizar apenas os movimentos do corpo para se jogar, dispensando controles de mão ou joysticks. Assim, ao contrário do negatoscópio (caixa de luz), equipamento normalmente utilizado para a leitura dos filmes de raios-X no ambiente cirúrgico, que é estático e necessita da interferência dos profissionais de saúde na manipulação dos exames e na troca dos filmes, o Intera permite selecionar e visualizar imagens diversas ao mesmo tempo apenas com os gestos das mãos, à distância. Também é possível ampliar, excluir, organizar as imagens e ainda assistir vídeos e exames em movimento, como no caso das arteriografias.

Para o diretor da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL), mantenedora do HE, Luiz Soares Koury, também neurocirurgião, o INTERA é um conceito que faz parte dos projetos de inovação do hospital. Segundo Cezar Martinelli, “o Intera Centro Cirúrgico é apenas o começo de uma série de aplicativos que já estão sendo desenvolvidos para facilitar o cotidiano dos profissionais de saúde, visando otimizar, dar autonomia, reduzir riscos, como infecções hospitalares ou a falta dos exames do paciente para a cirurgia, dentre outros.“

Setor de TIC na Saúde

O setor de TIC na área de saúde passa por um processo de elevado crescimento, com a padronização de processos, digitalização de documentos, uso de soluções de gerenciamento (ERP) e atendimento (CRM), modernização e consolidação de infraestrutura, adoção de ferramentas de segurança e certificação, telediagnósticos e telemedicina, entre outros.

Essa modernização, como o conceito de e-health, prevê melhor atendimento e compartilhamento de informações entre médicos, enfermeiros e paciente, que podem acessá-las inclusive por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O aspecto da comunicação também ganha relevância, pois as redes da banda larga e, em breve, as redes 4G, permitirão a troca de grandes arquivos de imagens, comuns ao setor.

Essa integração entre tecnologia, soluções, inovações e negócios é importante para toda a cadeia da Saúde, quer pública ou privada, e estará presente nas discussões e apresentações da 3ª edição do Fórum de Saúde Digital. Mais informações sobre o evento e inscrições poderão ser obtidas no site www.tiinside.com.br/eventos ou pelo 0800 77 15 028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.