O Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos do Facebook, adquiriu na última sexta-feira, 23, o aplicativo Luma, desenvolvido pela Y Company para o sistema operacional iOS, da Apple. Segundo o blog de tecnologia TechCrunch, a transação, cujo valor não foi divulgado, é a primeira feita pelo Instagram e envolve a absorção de toda equipe e tecnologia do Luma.
O aplicativo faz a captura, compartilhamento e aplicação de filtros de vídeo e sua tecnologia já está em funcionamento no Instagram, segundo pessoas ligadas às empresas.
O Luma já foi retirado da loja de aplicativos da Apple, mas os usuários que já o utilizam continuarão com o serviço até 31 de dezembro. O Facebook confirmou o negócio ao blog, afirmando que o acordo envolve a tecnologia e o talento da equipe do app. "Dezoito meses atrás embarcamos em uma missão para fazer a captura e compartilhamento fácil de belos vídeos, sem software caro ou equipamentos pesados. Ao juntar-se a equipe excepcionalmente talentosa do Instagram, estamos dando mais um grande passo para a realização dessa missão", disse a equipe do Luma.