Uma boa notícia para instituições e pesquisadores do país ligados ao Meio Ambiente. Será lançado nesta terça-feira, 27, o Atlas SiBBr, nova plataforma do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), com informações valiosas sobre os ecossistemas brasileiros, coletadas de diversas fontes nacionais e estrangeiras.
A iniciativa é da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (Sefae) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
O principal objetivo do Atlas SiBBr é implementar uma infraestrutura nacional de dados e informações sobre a biodiversidade que possa subsidiar políticas públicas, apoiar ações de conservação e de uso sustentável, bem como promover o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira.
A execução dos serviços de customização e implementação dos módulos do Atlas SiBBr é de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a ferramenta, que foi desenvolvida pela Austrália, já funciona em outros países para integração e disponibilização de dados de biodiversidade.
Segundo o Secretário de Políticas para Formação e Áreas Estratégicas, Marcelo Morales, o SiBBr torna-se uma ferramenta essencial nas pesquisas acadêmicas e na gestão ambiental ao disponibilizar um amplo conjunto de dados das espécies brasileiras e possibilitar cruzamentos diversos com estudos especializados.
O Atlas SiBBr tem um grande diferencial, ao reunir dados sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros a partir de diversas fontes no Brasil e no exterior. "Essa é uma grande ferramenta para a comunidade científica e estará disponível de forma online e gratuita", destacou o gerente de Soluções da RNP, Christian Miziara.