TJSP volta a atender população com agendamento online

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Após mais de três meses com as portas fechadas por conta da pandemia, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo retomou no início de agosto o atendimento ao público com o auxílio do Bookings, ferramenta de agendamento integrada ao Microsoft 365. Assim, a população consegue entrar diretamente no site do TJSP e agendar, de acordo com a sua necessidade, o melhor horário e unidade para ser atendido presencialmente.

Aproximadamente um milhão de pessoas eram atendidas todos os dias nas 3 mil unidades judiciais do estado por ordem de chegada, ou seja, sem horário marcado. Para assegurar medidas de distanciamento social nas dependências do órgão e organizar a retomada das atividades presenciais, o TJSP decidiu utilizar a ferramenta da Microsoft. Além de controlar controlar quantas pessoas estão nos prédios ao mesmo tempo, o TJSP está usando o Bookings para organizar o rodízio de seus próprios funcionários de acordo com a demanda de cada dia.

Como o Bookings é parte das ferramentas de colaboração Microsoft 365, o TJSP decidiu implementar este sistema de agendamento integrado ao seu site, eliminando assim custos adicionais ou dedicação da equipe de TI para o desenvolvimento de uma solução que poderia levar meses. Dessa maneira, a solução teve custo zero para o tribunal e foi habilitada em tempo recorde.

Com o apoio da Microsoft, o órgão criou diversos catálogos de serviços, de acordo com cada unidade judicial, e estabeleceu as equipes responsáveis por cada um deles. Assim, os funcionários do Tribunal conseguem visualizar diretamente em seus calendários quais serão os atendimentos do dia ou imprimir todos os agendamentos para validar a entrada de cada solicitante. "Conseguimos estabelecer, em pouco tempo, uma maneira de dar vasão às demandas ao mesmo tempo em que protegermos a segurança e a saúde da população que procura o atendimento presencial. Nossa expectativa é de, mesmo após a pandemia, manter os agendamentos online de forma a tornar todo o processo mais fácil e organizado para a população", diz o juiz Fernando Tasso, assessor do Gabinete Digital do TJSP.

O agendamento fica disponível para toda a população 24 horas por dia, por meio do site do TJSP, e é feito por meio da escolha de unidade, serviço e horário, bem como da inserção de dados obrigatórios de nome e e-mail, e dados opcionais de endereço, número de telefone e observações. O solicitante recebe, então, uma confirmação em sua caixa de email e, caso sua reserva tenha alguma alteração, ele também é notificado no endereço cadastrado. Para o cidadão, não há necessidade de efetuar o download de nenhum aplicativo específico para realização do agendamento.

De acordo com Alessandra Karine, vice-presidente de setor público da Microsoft Brasil, toda a implementação do Bookings e integração com o site do TJSP foi concluída em menos de dois meses. O próximo passo planejado pelo TJSP é a realização de atendimentos via videoconferência para as demandas de Juizado Especiais e audiências de conciliação por meio do Microsoft Teams. "O contexto atual acelerou a necessidade de transformação nas mais diversas frentes e o mesmo ocorreu com o judiciário. O TJSP teve a capacidade de reagir rapidamente, lançando mão de recursos tecnológicos que já estavam à disposição do Tribunal para superar os desafios da retomada do atendimento presencial, protegendo tanto a população quanto os próprios servidores à frente da Justiça paulista", afirma Alessandra.

O Bookings conta com todos os requisitos de segurança em acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), bem como com todos os certificados de segurança da Microsoft. Assim, os clientes que utilizarem a ferramenta têm seus dados seguros, mas podem também solicitar a sua exclusão a qualquer momento.

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