Com fábrica em Manaus (AM) e responsável pelo abastecimento de sete engarrafadoras, a fabricante de sucos concentrados Tampico Brasil conseguiu dois importantes resultados depois que implantou a plataforma SAP Business One.
A empresa tornou-se a primeira a remeter relatórios contábeis à matriz dos Estados Unidos, entre as subsidiárias de 50 países.
Além disso, os seus executivos passaram a acompanhar mais de perto o comportamento das vendas no varejo e a definir rapidamente campanhas para um giro mais rápido de seus produtos na gôndolas.
A Tampico Brasil tem uma produção anual de concentrado equivalente a 69 milhões de litros de sucos prontos para consumo, com sabor de frutas, e fatura cerca de R$ 180 milhões nesse segmento do mercado.
Antes de adotar a plataforma SAP Business, a empresa era uma das últimas subsidiárias a fazer o fechamento contábil, com atrasos superior a 30 dias, conta Claudio Calamita, gerente geral da Tampico Brasil.
A equipe brasileira perdia tempo debruçada sobre planilhas, refazendo cálculos, o que motivou o investimento em sistemas de tecnologia da informação (TI) que permitisse uma visão de todas as informações disponíveis com confiança e a velocidade necessárias.
Como resultado da implantação da plataforma da SAP, a Tampico Brasil tornou-se se tornou a primeira a entregar os resultados fechados à matriz no terceiro dia útil de cada mês.
"O Business One se mostrou um sistema muito simples do ponto de vista operacional e bastante prático", diz Calamita, acrescentando que a implementação foi feita em apenas três meses.
Ao reforçar sua gestão, a Tampico passou a ter informações atualizadas em tempo real e uma visão mais clara de sua operação. Como passou a conhecer mais detalhadamente seus custos e sua margem de lucro, a fabricante reduziu o fluxo de caixa e passou a administrar com mais precisão seus estoques.
Antes, como as informações demoravam a ser atualizadas, não havia informações de despesas e custos inerentes ao mês em análise. Assim, a empresa trabalhava com relatórios paralelos de controle de estoques, contas a receber e a pagar, suscetíveis a erros.
"Com isso, acabávamos estocando mais matéria-prima do que precisávamos. Tínhamos que nos prevenir para o caso de algum contratempo ao longo do mês, e comprávamos em excesso", lembra Calamita.
A Tampico importa a maior parte dos insumos usados na fabricação de sucos, uma atividade que precisa ser acompanhada sistematicamente para melhorar a lucratividade da companhia. Hoje, os dados são visualizados diariamente, com processos mais flexíveis.
"Com o SAP Business One é possível acompanhar a tendência das vendas, olhar para o final do mês e fazer projeções para o futuro. Assim, reduzimos o nível de inventário e o custo fixo. Temos uma gestão muito mais eficiente dos nossos negócios", afirma Calamita.
Outro aspecto positivo é que a ferramenta permitiu aos executivos um a acompanhamento mais de perto do comportamento das vendas no varejo e a definição rápida das campanhas para um giro mais rápido de seus produtos nas gôndolas.
A partir das informações geradas pelo aplicativo, a empresa sabe se vai atingir a meta do mês e, ao perceber que as vendas estão abaixo do esperado, pode tomar decisões rápidas, com ações de marketing nos pontos de venda.
Com as informações sobre o desempenho dos produtos nas lojas, a Tampico passou a produzir de acordo com a demanda de consumo, algo vital para a indústria de alimentos por conta dos prazos de validade.
O executivo da empresa também destaca que a gestão mais acurada do processo de venda e produção reforçou, inclusive, os controles de lotes de matéria-prima, que é outra exigência do setor.
Hoje, quando a Tampico inicia a produção dos sucos, o SAP Business One já identifica o número do lote da produção, informação que também é registrada na hora da venda para um dos sete envazadores da companhia.
Assim, em caso de qualquer alteração de sabor, ou outro tipo de questionamento na bebida pronta, a empresa tem imediatamente disponível todos os dados históricos necessários para checagem – produção de seu concentrado, lotes de todas as matérias-primas utilizadas, validades, fornecedores, datas, destinação – para ação imediata.
Essas informações estão armazenadas no sistema SAP, ao passo que anteriormente ficavam em planilhas Excel. "Com o SAP Business One, a operação brasileira se tornou mais ágil e melhorou o seu desempenho para atender aos anseios de nossos acionistas", conclui Calamita.