O que mais escutamos nesses últimos anos, além da crise é claro, é que a evolução tecnológica vem contribuindo e facilitando o acesso à mensuração de resultados. Hoje, o ambiente digital oferece uma diversidade de ferramentas de automação gratuitas ou pagas, como por exemplo, Google Analytics, Big Data, softwares de CRM e algumas plataformas capazes de gerenciar campanhas publicitárias, que por sua vez, prometem revolucionar a cultura de mensuração entre os profissionais desse segmento.
Entretanto, na maioria das vezes, esses profissionais gastam todo o seu talento e tempo pensando em melhores práticas para os clientes, mas muitos deles ainda não têm conhecimento de ferramentas que podem transformar o próprio dia a dia e que mudam radicalmente o modus operandi de um mercado.
Na publicidade, por exemplo, com o uso de novas ferramentas e plataformas disponíveis no mercado, a distribuição de comerciais passa a ter mais agilidade, praticidade e economia. O que quero dizer, é que por meio da tecnologia é possível reduzir o custo do processo de distribuição e recebimento dessas campanhas publicitárias em quase 90%, se comparado com outros processos.
Além disso, com plataformas baseadas em Business Intelligence (BI), conseguimos reunir e organizar em um só lugar a performance de cada campanha para que agências e anunciantes tomem decisões sobre a distribuição dos conteúdos para diversos meios de comunicação. Dessa forma, é possível agilizar todo o processo de armazenamento, aprovação e distribuição dos comerciais para todos os canais e em qualquer parte do mundo.
Acredito que muitas vezes é preciso adotar uma postura mais radical e buscar novos métodos, investir em diferentes ferramentas e inovar sempre que preciso para conseguir de fato alcançar grandes resultados. Por que não mostrar para seu cliente que você o ajudou a reduzir brutalmente as despesas utilizando uma nova tecnologia presente no mercado? Dessa forma, ganha-se dos dois lados e ainda se contribui para um mercado mais transparente, correto e evoluído.
A realidade é uma só, devemos sempre pensar em aproveitar as ferramentas já existentes e que facilitam o dia a dia nas duas pontas, pois é uma forma de criar algo novo, de alto impacto e que corrobora para grandes tomadas de decisões. Afinal, inovar e utilizar novas ferramentas de automação é também mostrar ao cliente que a agência se preocupa com cada real que ele gasta, seja para obter o melhor retorno de campanhas, ou para economizar.
Celso Vergeiro, CEO da AdStream.