HP amplia portfólio de armazenamento com tecnologia Flash

0

A HP anuncia a disponibilidade para mercado brasileiro as novas soluções 8000 HP 3PAR StoreServ de armazenamento, com array totalmente em tecnologia flash, que oferece o dobro do desempenho de cargas de trabalho e reduz custos operacionais. A montagem desse sistema será feita no Brasil a partir de dezembro próximo, a exemplo do família anterior, a 7.000.

O mercado de armazenamento totalmente em flash cresce a taxas de 46% ao ano à medida que os clientes adotam a tecnologia para acelerar a migração de aplicações entre seus data centers.  Dentro desse segmento de crescimento acelerado, a Gartner identificou a HP como Líder em seu Quadrante Mágico na área de arrays de estado sólido e ressaltou que a companhia foi o fornecedor de armazenamento em flash com crescimento mais rápido, com base na receita de vendas, em 2014.

Recentemente, a HP passou para a segunda posição em participação de mercado no que se refere a armazenamento totalmente em flash, segundo a IDC,  e anunciou o HP 3PAR StoreServ 20000, uma linha corporativa totalmente em flash com oito nós de densidade. "Independentemente do porte, orçamento, taxa de crescimento, requisitos de qualidade de serviço e até mesmo do ambiente de rede de armazenamento do cliente, o storage HP 3PAR StoreServ oferece uma solução em flash de primeira linha para potencializar sua nuvem pública, privada ou híbrida", diz Rodrigo Guércio, diretor da área de produtos de Storage da HP Brasil.

A HP vem apostando na transição para os data centers totalmente em flash e o lançamento da nova linha de armazenamento HP 3PAR StoreServ 8000 com quatro controladoras, um novo Kit de inicialização AFA HP 3PAR StoreServ 20800 com oito controladoras e atualizações de software para toda a linha HP 3PAR StoreServ reforçam essa estratégia.

A HP 3PAR StoreServ é capaz de fornecer, a partir de um baixo preço de entrada, sistemas multi-petabytes que atingem 3,2 milhões de IOPs, com capacidade de escalabilidade de 2 a 8 controladores de resiliência tier 1 às empresas com uma abordagem simples para satisfazer praticamente qualquer requisito de carga de trabalho. "Isso é possível, pois todos os produtos da linha compartilham uma plataforma única, que torna a migração ou a expansão uma coisa natural e sem qualquer obstáculo tecnológico", detalha o executivo.

Expansão 

Para clientes que buscam economia, acelerar aplicativos e consolidar sua infraestrutura, a nova linha HP 3PAR StoreServ 8000 oferece projeto de expansão horizontal com quatro nós que inclui configurações totalmente em flash de baixo custo, bem como arrays em flash convergente que dão suporte à expansão por meio de mídia giratória. O novo StoreServ 8000 traz o dobro do desempenho de cargas de trabalho em comparação com as gerações anteriores e garantia de funcionamento automatizado com controles de qualidade de serviço (QoS, sigla para quality of service) otimizados para a tecnologia flash.

Assim como a linha de armazenamento HP 3PAR StoreServ 20000, a linha 8000 fornece até 5,5 petabytes de capacidade em flash utilizável dentro de uma única camada, sem comprometer os serviços de dados ou a capacidade de expansão.

Além disso, a HP lança novos modelos na linha 20000 com oito controladoras, incluindo o Kit de inicialização totalmente em flash 20800, levando a plataforma flash escalável  para grandes empresas e provedores de serviços.

Recursos integrados de federação de armazenamento permitem que os modelos 8000 e 20000 sejam reunidos em pool para fornecer até 60 PB de capacidade utilizável agregada, em um esquema de federação com quatro sistemas que conta com mobilidade de cargas de trabalho não interruptiva entre os sistemas com um único clique do mouse, fornecendo maior agilidade. 

Automação integrada de serviços de dados

A HP anuncia também melhorias no sistema operacional do HP 3PAR que aprofundam o conjunto de serviços de dados autônomos de Tier 1 do portfólio para fornecer maior retorno sobre os investimentos em flash e mais rapidez na obtenção de valor. Essas melhorias de software abrangem toda a linha de armazenamento HP 3PAR StoreServ — incluindo os diversos tipos de mídia, tipos de dados e protocolos de conectividade —, indo até mesmo além do array para incluir infraestrutura de rede de área de armazenamento (SAN, storage area network).

O software HP 3PAR Priority Optimization agora permite que os usuários especifiquem metas de latência tão baixas quanto 0,5 ms, de forma a garantir níveis de serviço consistentes em ambientes de multilocação onde um grande número de aplicativos que dependem da latência estão consolidados. Esse nível de QoS altamente granular e autônomo é único no setor e garante que os administradores possam proporcionar um desempenho de aplicativos consistente por meio de templates simples e baseados em políticas.

Além disso, anuncia melhorias de proteção de dados no 3PAR StoreServ fornecidas pelo StoreOnce Recovery Manager Central for VMware (RMC-V). Sendo a única solução de proteção integrada à tecnologia flash do setor, o RMC-V fornece proteção 17 vezes mais rápida para as máquinas virtuais tirando snapshots consistentes com os aplicativos no array HP 3PAR StoreServ e, em seguida, copiando os blocos alterados diretamente em qualquer dispositivo HP StoreOnce. As melhorias do RMC-V incluem suporte ao VMware vSphere 6.0 com VMware Virtual Volumes (VVOLs), bem como recuperação mais granular de VMs e arquivos individuais para simplificar a recuperação de dados.

Para clientes que estão implementando a tecnologia flash sobre Fibre Channel, a nova HP SmartSAN para HP 3PAR StoreServ usa a tecnologia de provisionamento expresso para orquestrar o zoneamento da malha da SAN de modo autônomo, reduzindo o número de etapas necessárias para provisionar uma SAN em 80%.

Para provedores de serviços e organizações de médio porte que buscam aproveitar conexões de rede Ethernet para reduzir os custos, as melhorias do HP 3PAR StoreServ reduzem a latência do iSCSI e adicionam suporte para marcação de VLAN iSCSI. Esses novos recursos iSCSI garantem o desempenho otimizado para flash enquanto reduzem os custos totais de aquisição de infraestrutura de rede de armazenamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.