Mastercard cria plataforma de agente virtual inteligente para bancos e estabelecimentos comerciais

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A Mastercard anunciou planos de lançar uma plataforma de agente virtual inteligente (IA) que permitirá aos consumidores fazer transações, gerenciar suas finanças e fazer compras usando plataformas de mensagens.

Estimativas do Gartner indicam que as vendas online feitas exclusivamente por meio de assistentes digitais móveis devem atingir US$ 2 bilhões até o fim do ano.

A Mastercard irá desenvolver agentes virtuais tanto para estabelecimentos comerciais e bancos parceiros que poderão usar recursos de chat, mensagens e interfaces em linguagem natural para se comunicar com o consumidor. Segundo a empresa, com o agente virtual, os parceiros poderão usar diálogos reais com os consumidores, que contarão com atendimento personalizado, experiência de uso adequada, além de ofertas e prêmios contextuais.

"A Mastercard acredita que a interação intermediada por agentes virtuais entre empresa e consumidor é capaz de oferecer experiências melhores em locais e plataformas que os consumidores já usam", disse Kiki Del Valle, vice-presidente sênior de pagamentos digitais da Mastercard. "Os Mastercard Labs já estão tentando a integração dos principais produtos e serviços da bandeira com as diferentes plataformas de mensagens. Estamos saindo da fase de teste e aprendizado, e entrando na fase de desenvolvimento de agentes virtuais que se integrem de forma natural ao cotidiano do consumidor e ajude nossos parceiros a promoverem plataformas mais interativas com os consumidores."

Agente virtual para bancos

Segundo a Mastercard, o agente virtual da para bancos irá levar os serviços da empresa de forma totalmente integrada aos consumidores por meio de plataformas de mensagens e fazer com que as informações e as decisões financeiras tornem-se parte do cotidiano. Na fase piloto, a Mastercard fez parceria com a Kasistro, a empresa por trás de assistentes virtuais e smart bots no setor de serviços financeiros e atualmente participa no programa Mastercard Start Path Global.

O agente virtual conta com a tecnologia da KAI Banking, a uma plataforma de IA conversacional com profundo conhecimento do setor financeiro. Os agentes virtuais podem atender às solicitações dos consumidores e resolver problemas em plataformas como o Facebook Messenger e SMS, permitindo às instituições financeiras criarem experiências de consumo inteiramente novas — tão fáceis e naturais quanto enviar uma mensagem a um amigo.

Com lançamento no próximo ano, os consumidores americanos poderão fazer perguntas aos agentes virtuais sobre suas contas, consultar seu histórico de transações, monitorar seus gastos, solicitar mais informações sobre os benefícios dos cartões Mastercard, receber ofertas contextuais por meio da integração com o programa Priceless (Não tem preço) de experiências, além de aprender mais sobre finanças.

Agente virtual para estabelecimentos comerciais

Com os agentes virtuais, segundo a Mastercard, para estabelecimentos comerciais, os consumidores poderão fazer compras em plataformas de mensagens e pagar por elas usando o Masterpass, o serviço de pagamentos digitais global da bandeira. Desenvolvido pelos Mastercard Labs, o agente virtual permite que o consumidor inicie uma simples conversa com o estabelecimento comercial e realize uma transação sem ter de abrir sua carteira, o aplicativo da loja ou pegar filas.

O agente virtual pode ser usado em diversos setores da indústria – de companhias aéreas ao varejo — e se integra a várias plataformas de mensagens, reduzindo atritos no comércio mais do que nunca.

Para acelerar o desenvolvimento do comércio conversacional entre os estabelecimentos comerciais parceiros, a Mastercard planeja disponibilizar a sua API experimental do Bot Commerce pela plataforma Mastercard Developers ainda este ano.

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