Aeroporto do Galeão economiza 50% no espaço de armazenamento de imagens de monitoramento

0

Tudo no Aeroporto Tom Jobim é superlativo – inclusive em volume de dados trafegados na rede. Entre os mais movimentados do País, o aeroporto passou a contar com mais de 820 câmeras Axis Communications com resolução HD, Full HD e algumas 4K, para monitorar passageiros, cargas e aeronaves.

Como o volume de imagens é muito alto, a alternativa foi adotar o recurso Zipstream, desenvolvida pela Axis. O recurso faz com que as cenas com detalhes interessantes sejam registradas com total qualidade de imagem e resolução, enquanto outras áreas são filtradas para reduzir o uso da largura de banda e armazenamento em, no mínimo, 50%. Tudo isso é feito dentro do padrão H.264, amplamente utilizado pela indústria.

Por isso, segundo o Coordenador de Datacenter, Bernardo Hoelz, o Zipstream foi um dos diferenciais do projeto – sendo, inclusive, listado no TCO.

Detalhes forenses importantes, como rostos, tatuagens ou placas de veículos, são isolados e preservados, enquanto áreas irrelevantes como paredes brancas, gramados e vegetações são anulados para obter mais espaço de storage, o que reflete em ganhos efetivos ao cliente.

Vale ressaltar que, atualmente, o RIOgaleão opera com um ambiente completamente virtualizado, devido à agilidade de operação, e com arquitetura virtual que replica todo o storage, inclusive o de imagens.

O projeto de videomonitoramento foi implementado pela Ziva Tecnologia e Soluções, e conta com software da ISS, parceira da Axis. "O Galeão possui hoje 100% de cobertura por imagens das áreas sensíveis e agora estamos trabalhando para transformar estas imagens em informação para tomada de decisões e melhoria na prestação dos serviços", afirma Alexandre Nastro, country manager da ISS para o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.