Empoderamento, processos e engajamento: os três pilares da transformação digital nas empresas

0

Em uma conversa com profissionais do nosso mercado, me questionaram: Quais seriam os pilares que sustentam um grande projeto de transformação digital?

A transformação digital é um processo tecnológico e cultural. Não é apenas transformar tudo que é monolítico em escalável, por meio de sistemas computacionais. É importante lembrar que temos que mudar o mindset para sempre pensar em negócios escaláveis.

Na jornada de transformação digital, me "agarro" a três grandes pilares – Primeiro: envolvimento do cliente e relacionamento com o cliente, ou seja, aquele que é impactado com a mudança; Segundo: uma equipe engajada e empoderada, transforma as ideias em resultados e, por último, processos bem definidos.

Sobre cada um deles, mais detalhadamente:

Envolvimento do cliente final e Relacionamento com o Cliente

Aqui uma das chaves do sucesso e da disrupção de toda transformação digital, afinal, se está digitalizando a empresa, espera-se obter mais produtividade, bem estar, redução de custos, aumento nas receitas, melhora na experiência do usuário, etc. Então, o envolvimento dos clientes (entenda cliente por quem usa um produto ou serviço), é fundamental, pois, na maioria das vezes, o que o cliente espera, não é aquilo que realmente pensamos em oferecer. Esse processo é delicado – extrair do cliente as informações necessárias – Ele é complexo e exige uma metodologia bem definida, profissionais engajados e treinados. E é neste momento entra que o segundo pilar.

Equipe engajada: Empoderamento de colaboradores

Uma equipe com um bom direcionamento e objetivo claro já é mais produtiva. A medida que se "tempera" com empoderamento, ou seja, as pessoas tomam e são responsáveis pelas suas decisões. Não é necessário passar por toda uma cadeia de aprovação burocrática, além de agilidade, ganha-se em engajamento

Processos bem definidos: otimização da operação

Antes de qualquer coisa: processos bem definidos não significam processos "engessados", que não estejam sujeitos a mudanças, mas sim, que podem adaptar-se rapidamente. O processo de compreensão do problema até a implantação da solução, deve ser gerenciado, medido e melhorado, afinal, no mundo atual, os negócios mudam de forma muito rápida, sendo necessária a adaptação e a manutenção de um roadmap de melhoras. Assim, sempre se está à frente do mercado, entendendo cada dia mais o cliente.

Atualmente, existem milhares de modelos que se pode seguir para ter um processo eficaz. Não há um modelo melhor que o outro. O melhor processo é aquele que entrega resultado para o cliente, o cliente do cliente e as pessoas que participam do processo.

Processos também devem possuir indicadores para que seja possível entender se está ou não indo na direção certa. Não se limitem a usar um único modelo para a definição de processos. A maioria das empresas tem a sua metodologia própria – um conjunto de processos adotado para melhorar a performance do negócio. 

Toda empresa deve se preparar para transformar seus negócios. Afinal, é isso que irá reger o dia a dia, seja você, em momento consumidor, seja você, em momento fornecedor.

O futuro bate à porta.

Rodrigo Bizarro, diretor de Tecnologia e Inovação da ART IT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.