A Neoenergia tem realizado investimentos constantes no desenvolvimento de tecnologias para redes inteligentes. Um dos grandes projetos desenvolvidos é o GODEL – Observatório de Redes para Redução de Perdas, uma solução completa que envolve a tecnologia GODEL Smart Sensor e a GODEL Analytics. O projeto é pioneiro no setor, sendo registrado e patenteado no INPI, para proteção dos direitos de propriedade intelectual.
O GODEL Smart Sensor possui dupla funcionalidade: pode ser usado tanto para a identificação de defeitos como para o monitoramento das perdas nas redes de distribuição. Ele é um equipamento de automação de rede e tem tensão de trabalho de até 69 kV. Funciona identificando as faltas de energia utilizando sensor de corrente, bem como faz a medição de corrente e ângulo do fator de potência com precisão, possibilitando o cálculo das perdas técnicas e comerciais por trecho de alimentador.
"O equipamento é constituído por três unidades de sensor e uma unidade concentradora, denominada Remota. A unidade Remota recebe dados em tempo real dos sensores e os envia para o Centro de Operações e para o servidor de engenharia. Atualmente, há mais de 6 mil sensores instalados nas redes da Neoenergia, e mais de 7 mil em outras distribuidoras do Brasil. Também estão sendo realizadas provas de conceito em outros países como Argentina, Colômbia, Peru, México, Paraguai e Costa Rica", afirma José Antonio Brito, gerente de P&D da Neoenergia.
Os dados de medidores de energia e dos Sensores Inteligentes são processados pelo Módulo de Perdas do GODEL, que realiza o cálculo segmentado das perdas técnicas e comerciais por trechos de rede. Essa aplicação está registrada no INPI como propriedade intelectual da Neoenergia e é licenciada para a exploração comercial pela Sinapsis Inovação em Energia, empresa spin-off da USP – Universidade de São Paulo.
O GODEL Analytics é um visualizador de big data, através do qual é possível, de forma rápida e visual, consultar os resultados de perdas por trecho de alimentador e por equipamento, além de cruzar esses resultados com informações técnicas e comerciais, enriquecendo a análise e criando inteligência para o negócio. A partir das análises podem ser planejadas ações para a redução das perdas técnicas e comerciais de forma inteligente e assertiva e acompanhar a evolução dos resultados ao longo do tempo.
Ao todo, mais de 10 milhões de clientes e 600 mil quilômetros de rede são monitorados pelo GODEL. Ao longo de três anos, já foram realizadas mais de 400 obras para redução de perdas técnicas e 17 mil inspeções para a redução de perdas comerciais, direcionadas pela tecnologia.
[…] da notícia : https://tiinside.com.br/26/11/2021/neoenergia-desenvolve-sistema-que-detecta-e-monitora-perdas-nas-r… Data da publicação : 2021-11-26 22:30:11 #Neoenergia #desenvolve #sistema #detecta #monitora […]