Mineradora Taboca acelera tráfego de rede

0

Em ritmo acelerado de crescimento, a Mineradora Taboca tem investido em TI para suportar a expansão dos negócios e atender as demandas de seu ambiente distribuído, com escritórios nos estados do Amazonas, São Paulo e em outro país, no Peru. Uma das iniciativas recentes da área de TI foi implementar o Office 365 da Microsoft para fazer uso do sistema de email na nuvem e a plataforma da Riverbed Technology para acelerar tanto o tráfego de email, como a performance de toda a rede e a comunicação entre os escritórios da companhia.

O projeto, implementado pela integradora TDec, envolveu a implantação de dois equipamentos Steelhead  1555 da Riverbed, sendo um instalado em Pirapora do Bom Jesus, em São Paulo, e outro em Pitinga na Amazônia – além de uma licença específica para aceleração do Office 365. De acordo com Marco Fabossi Júnior, gerente de contas da TDec, foi feita um POC (Prova de Conceito) na mineradora de apenas 15 dias, tempo suficiente para o CIO da época, Marcos Bueno, decidir pela tecnologia Riverbed.

Com a plataforma de aceleração, a companhia obteve ganhos de 85% no tráfego de email, na performance do acesso às informações corporativas, conquistou agilidade no acesso à internet, às redes sociais, tornando possível, por exemplo, fazer download/upload de vídeo na unidade de Pitinga – que fica localizada numa vila na Amazônia, a 300 km  de Manaus.

Outro objetivo da Mineradora Taboca era centralizar toda a operação de infraestrutura de TI e garantir a alta disponibilidade da rede. Por isso, a companhia investiu em serviços de nuvem privada para hospedar seus servidores (private cloud) e também numa plataforma de segurança e controle do tráfego de dados (next generation firewall).

De acordo com Marcos Bueno de Oliveira, então CIO da empresa – que teve apoio de João Luiz Serafim, CEO da Mineração Taboca, na implementação do projeto – a tecnologia de aceleração proporcionou sensíveis ganhos de produtividade à equipe e melhorou a comunicação entre os sites do Grupo e com público externo.

O ambiente de TI da mineradora conta com mais de 10 servidores que atendem cerca de 700 usuários em vários serviços de segurança, entre eles firewall, antivírus, domain controller, web services, Active Directory etc.

"Hoje a mineradora está na vanguarda da tecnologia, utilizando o que há de mais moderno e seguro em TI. Com o ambiente centralizado em um único local administrado por uma equipe altamente especializada, temos tranquilidade para pensar no nosso negócio. As perdas geradas por paradas, seja por problemas técnicos ou por questões de manutenção na rede elétrica, acarretavam prejuízos imensuráveis à operação. Atualmente não temos mais esse tipo de problema", comentam os executivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.