Bayer firma parceria com Adroit Robotics para monitoramento digital de citrus

1

Com o objetivo de aproximar cada vez mais os citricultores de soluções inovadoras, a Bayer, multinacional alemã de saúde e nutrição, acaba de anunciar uma parceria com a agtech Adroit Robotics. Especializada em inteligência artificial, a startup desenvolveu a tecnologia LeafSense, capaz de coletar dados do pomar para auxiliar fruticultores a tomarem decisões mais assertivas no campo.  

A parceria, que começou a ser construída em 2020, beneficiará os usuários do Impulso Bayer, programa de fidelidade e relacionamento da companhia. Produtores cadastrados no programa poderão trocar pontos pela tecnologia da Adroit por meio do marketplace Orbia.  

Segundo Rodrigo Morais, líder da estratégia de frutas e vegetais para Latam da Bayer, a novidade está em linha com os pilares estratégicos e objetivos da Bayer de ampliar a variedade de soluções customizadas para seus clientes e ajudar a moldar o futuro da agricultura. "A inovação é um processo colaborativo e é por isso que temos fomentado e atuado por meio do modelo de inovação aberta com startups, hubs e outras entidades para firmar parcerias em busca de soluções inovadoras para desafios e problemas do agronegócio", afirma Morais.  

O executivo ainda diz que transformação digital está no DNA da empresa e que a companhia possui o compromisso de levar diferentes soluções neste sentido para o produtor rural. "Por meio da parceria com a Adroit ampliamos nosso alcance aos produtores de frutas e vegetais e podemos auxiliá-los no aumento de produtividade com o uso da tecnologia", conclui.  

A tecnologia LeafSense conta com sensores inteligentes compatíveis com qualquer maquinário agrícola, que continuamente escaneiam plantas e frutos, utilizando inteligência artificial e imagens de alta resolução para mapear a produtividade e saúde do pomar — tudo georreferenciado e disponibilizado ao produtor através de um dashboard de fácil manuseio. 

"Com esta parceria, expandiremos ainda mais as soluções que entregamos aos nossos clientes, permitindo maior agilidade, produtividade, sustentabilidade e tomada de decisão mais assertiva. É um ganho expressivo para o citricultor e uma oportunidade de ele se tecnificar ainda mais", reforça Morais.  

Desde 2020, a tecnologia foi testada em pilotos distribuídos por 14 propriedades de citrus com mais de 70 hectares cada, somando mais de 1 mil hectares e 4 milhões de árvores monitoradas. De acordo com Fabio Terracini, CEO da Adroit Robotics, o período foi importante para entender as dores do citricultor e, agora, a parceria com a Bayer vem para potencializar o alcance da tecnologia.  

"Ao levar para o campo uma solução tecnológica nova e disruptiva em parceria com uma empresa tradicional como a Bayer, que possui profundo conhecimento do setor, pretendemos acelerar a disseminação do conhecimento e ajudar os produtores rurais a extrair o melhor dos seus pomares, alavancando seus ganhos de forma significativa", pontua Terracini.  

O gerente agrícola do Grupo Vidotti, Fabrício Santos, teve a oportunidade de aplicar a tecnologia no dia a dia da empresa e conta que os benefícios têm sido notados desde o momento inicial. "Conheci a tecnologia a partir dos representantes da Bayer. Utilizamos o sistema para fazer o inventário, que nos ajuda a fazer o replantio de toda a propriedade apenas com os dados obtidos pela plataforma. Também estamos acompanhando os números das estimativas e evolução do diâmetro dos frutos, que nos ajudará no planejamento financeiro da propriedade", diz.  

Entre as outras funcionalidades disponibilizadas pela LeafSense estão a possibilidade de acompanhar o período de maturação dos frutos, quantificar os que estão no solo e conferir se há falhas no pomar para fazer a reposição das árvores, além de apoiar na detecção de pragas e doenças logo no estágio inicial e em larga escala.  

De acordo com Rodrigo Morais, da Bayer, a companhia busca soluções e parcerias que permitam uma produção maior por hectare e reduzam o impacto ambiental, possibilitando uma tomada de decisão mais inteligente e eficiente aos seus clientes. "Oferecemos soluções concebidas para atender às necessidades específicas das propriedades rurais, lavouras e solos dos agricultores. Por meio desta parceria com a Adroit, damos mais um passo para levar ainda mais inovação ao produtor rural. Teremos um produtor de vanguarda na tecnologia", finaliza o executivo.  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.