O número de usuários ativos de internet no Brasil em janeiro ficou estável em relação ao mês anterior, segundo a Nielsen Ibope. Das 58,1 milhões de pessoas com acesso em casa ou no local de trabalho, a classe B concentrou 57,7% dos usuários, enquanto a classe C representou 20%, seguida pela classe A com 14,4% — as classes D e a E ficaram com menos de 1%. Esta é a primeira vez que a Nielsen Ibope divulga a distribuição do uso da internet no Brasil segundo a classificação econômica dos internautas.
Usuários das classes C e D são os que apresentam as maiores médias de consumo de internet, tanto em número de sessões de computador por mês quanto em média de tempo e de páginas vistas, sobretudo em domicílios. Em janeiro, cada usuário do grupo C registrou uma média mensal de 40 horas e 53 minutos de tempo de uso do computador com internet em residências e de 53 horas e 53 minutos de uso em residências e no local de trabalho.
O relatório ainda aponta que, em janeiro, os sites com maior crescimento do número de usuários em relação ao mês anterior foram os de automóveis, viagens, carreiras e concursos, além das páginas de órgãos de educação do governo federal.