A Mastercard anunciou nessa quinta-feira, 27, durante o Mobile World Congress, a possibilidade de realizar pagamentos com oMasterPass em aplicativos, o que permitirá aos consumidores realizar compras seguras nos aplicativos móveis. O pagamento com MasterPass nos aplicativos elimina a necessidade de armazenar credenciais do cartão nos vários apps, oferecendo aos consumidores uma experiência de pagamento mais rápida e simples.
Consumidores hoje fazem compras e efetuam seus pagamentos da maneira que mais se adéqua a suas necessidades e estilo de vida – e de quaisquer dispositivos que possuam. Eles buscam atalhos digitais que lhes ofereçam velocidade, conveniência e uma ótima experiência de uso. Com MasterPass, tudo isso pode ocorrer com um simples toque ou clique no checkout, em casa, enquanto passeiam, e agora, diretamente dentro de um aplicativo.
De acordo com a ABI Research, a renda total resultante de aplicativos mobile, incluindo compras dentro de aplicativos, alcançará US$ 46 bilhões até 2016, mais de cinco vezes os US$ 8,5 bilhões arrecadado em 2011. Com a média de usuários de aparelhos inteligentes tendo baixado, cada um, 26 apps em todo o mundo, consumidores hoje estão armazenando dados de seus cartões e outras informações sensíveis dentro de numerosos provedores de aplicativos ao criar suas contas e fazer as compras.
"O pagamento com MasterPass nos aplicativos é o mais novo produto da MasterCard para ir ao encontro de necessidades específicas do ecossistema digital. Estamos criando ótimas experiências para os consumidores em todos os canais e dispositivos, e possibilitando que comerciantes alcancem novos consumidores de uma forma que não seria possível no mundo pré-digital", afirmou Ed McLaughlin, diretor de Pagamentos Emergentes da MasterCard. "Também estamos desenvolvendo um formato para que todos os pagamentos que utilizam MasterPass sejam tão ou mais seguros que qualquer outra tecnologia que possamos aplicar nos cartões físicos hoje, assegurando que consumidores possam se beneficiar dos mais altos níveis de segurança possíveis.".
Pagamentos com MasterPass nos aplicativos estarão disponíveis para desenvolvedores e varejistas no segundo trimestre deste ano. O serviço exige uma rápida integração, similar ao processo para comércio online – já implementado com sucesso em mais de 30 mil estabelecimentos que aceitam o MasterPass atualmente na Austrália, Canadá, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.